Bom dia!
16/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 17h31m

Eventos > Outros

DF: Comissão de Agricultura da Câmara rejeita liberação parcial de hipoteca rural



Brasília/DF

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou ontem (16) o Projeto de Lei 4171/08, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que torna obrigatória a liberação parcial de hipotecas referentes a propriedades rurais dadas em garantia de operações de crédito rural.

Pelo projeto, as instituições financeiras liberariam essas hipotecas "no percentual exato do montante amortizado", desde que igual ou superior a pelo menos 30% do valor da dívida. Ao mesmo tempo, a proposta autoriza, por iniciativa do mutuário, a substituição da hipoteca por outras garantias.

O relator, deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), recomendou a rejeição da proposta por considerar que ela representaria riscos para a instituição financiadora e para o próprio agricultor.

“A obrigatoriedade de liberação parcial de garantias pode conduzir instituições financeiras a desinteressar-se ainda mais pelo crédito rural ou a exigir garantias ainda maiores, em novos financiamentos”, disse Antônio Andrade.

O relator lembrou que, por outro lado, a legislação já permite a revisão de garantias (como as hipotecas) nos casos em que o valor da dívida seja reduzido e fique menor que essa garantia. A Lei 11.775/08, que incentiva a liquidação de dívidas rurais, prevê a revisão das garantias e sua redução em caso de excesso. “Portanto, parte do que pretende o projeto já foi disciplinado pela lei”, concluiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r