Boa tarde!
17/08
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 13h09m

Agronegócio > Agricultura Familiar

DF: Programa de Aquisição de Alimentos do MDA inclui entorno do Distrito Federal



Buritinga

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) participou, nessa quarta-feira (16), do encontro de prefeitos e secretários de agricultura dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) com representantes do Governo do Distrito Federal e com a primeira dama do DF, Karina Rosso. A reunião feita no Buritinga teve o objetivo de orientar os secretários sobre o cadastramento de produtores rurais no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O PAA estabelece regras para compra de produtos agrícolas diretamente de agricultores familiares, o que favorece o escoamento dessa produção, a geração de renda para as famílias e permite a permanência no campo. Este ano a aquisição de alimentos passa a ser praticada, com a interveniência da CONAB, através de cooperativas e associações, com valor limite de R$ 600 mil.

O gerente de Negócios da Emater-DF, Renato Dias, deu explicações sobre os procedimentos de cadastramento de produtores e de entidades. "Os prefeitos precisam pensar como organizar a logística de transporte e distribuição dos produtos adquiridos para o PAA", afirmou. Ele ressaltou que para participar do programa, a associação ou cooperativa precisa ter em sua composição um mínimo de 70% de agricultores familiares. Renato Dias também tirou dúvidas dos secretários sobre o programa.

Para o presidente da Emater-DF, Dílson Resende, a inclusão dos municípios do entorno no Programa de Aquisição de Alimentos traz desenvolvimento à região e diminui a pressão social sobre o Distrito Federal, além de fortalecer a agricultura familiar. Resende participou da reunião, ao lado do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Wilmar Luis da Silva, do secretário adjunto, Agnaldo Alves Pereira, do coordenador da Ride no GDF, Geraldo Vasconcelos, (de dois representantes de prefeituras do entorno) e da primeira dama do DF.

Segundo Agnaldo Alves Pereira, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura do DF, há mercado para compra dos produtos da agricultura familiar. "Só para a distribuição de leite estamos comprando 60 mil litros por dia e o consumo do DF é de 400 mil litros de leite por dia. O DF também compra banana da Bahia, porque não comprar esses produtos do entorno?", defendeu o secretário.


Fonte: Emater/DF














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r