Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 13h17m

Eventos > Outros

PR: Curitiba discutirá nova legislação de inoculantes



Evento acontece dias 22 e 23 de junho, em Curitiba e reúne representantes das entidades produtoras e importadoras de inoculantes.


Curitiba/PR

Nos dias 22 e 23 de junho, Curitiba/PR recebe a 15ª edição da Rede de Laboratórios para Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbiológicos de Interesse Agrícola (Relare), realizada a cada dois anos – mais importante reunião dos laboratórios de pesquisa em fixação biológica de nitrogênio –, representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e empresas produtoras e importadoras de inoculantes. Na ocasião, os assuntos em pauta são referentes à legislação de inoculantes, aos protocolos de pesquisa e a difusão dos produtos, entre outros de relevância para o agronegócio brasileiro. O evento será realizado no Hotel Tulip Inn, Av. Manoel Ribas, 5480, Santa Felicidade.

Neste ano, estão sendo esperados cerca de 60 participantes. Além dos representantes das entidades ligadas ao assunto, interessados podem participar. De acordo com o presidente da Relare e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados/MS, Fábio Martins Mercante, a grande importância da Rede está relacionada à produção sustentável e à melhoria e manutenção da qualidade ambiental. “Além disso, esse fórum, que congrega pesquisadores, produtores e importadores de inoculantes microbianos de interesse agrícola no Brasil, atua na orientação de trabalhos de pesquisa e na geração de novas tecnologias e novos produtos, promovendo avanços tecnológicos significativos para o País”, acrescenta.

Entre os temas a serem discutidos na reunião está a “Nova legislação de inoculantes”, que será abordada numa palestra ministrada pelo fiscal federal agropecuário e coordenador da Divisão de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos (Cfic/Dfia/ DAS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hideraldo José Coelho.

As instituições de pesquisa que se reúnem na Relare apresentam as recomendações para o uso de estirpes de bactérias utilizadas nos inoculantes - fertilizantes biológicos produzidos com bactérias específicas a cada planta. O principal objetivo dos inoculantes é fixar o nitrogênio, nutriente fundamental para o crescimento e fortalecimento das culturas. Na Relare, são analisados os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de pesquisa para que sejam apresentadas as formas mais baratas e eficientes no desenvolvimento de inoculantes.

Histórico

A Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (Anpii) é a entidade patrocinadora do evento. A 15ª edição da Relare é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Nitral Urbana Ltda. “A primeira Relare foi em 1985 e tem sido, ao longo dos anos, o mais importante fórum de debates e de decisões sobre a política de uso de microrganismos benéficos para a agricultura”, diz Solon Araújo, consultor da Anpii.

Mais informações: www.cpao.embrapa.br/relare2010


Fonte: Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r