Bom dia!
19/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 14h41m

Eventos > Outros

PA: Pará Fest Leite 2010 debate sustentabilidade na pecuária do leite



Eldorado do Carajás/PA

Com o apoio do governo do Pará, através do Pará Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), será promovido, nos dias 18 e 19 de junho, o Pará Fest Leite 2010, evento que debaterá a gestão sustentável para o setor produtivo na área de produção leiteira, no município de Eldorado do Carajás, região de integração dos Carajás, localizado a 630 quilômetros da capital Belém.

O tema central será a “Sustentabilidade na pecuária de leite no Pará”, sobre o qual técnicos dos governos federal, estadual e de instituições públicas e privadas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, debaterão com as lideranças e produtores rurais novos rumos da pecuária do leite em busca da qualificação e da gestão sustentável, considerando as dimensões econômica, social e ambiental na produção leiteira do Pará.

Entre os temas a serem debatidos entre técnicos e lideranças rurais no evento está o Sistema agropastoril para produção de leite; Manejo estratégico de pastagens; Práticas de Ordenha visando a Qualidade, Gestão da Pecuária de Leite; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (Ilpf); e Linhas de Crédito para a Pecuária de Leite na Agricultura Familiar.

A programação pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Câmara Setorial do Leite, prevê no evento o “Encontro de Técnicos da Pecuária do Leite do Estado do Pará”, onde serão debatidos os "Gargalos e as potencialidades da pecuária leiteira no Pará”.

Pará Rural
Técnicos do programa Pará Rural, por meio de metodologia participativa, constroem desde 2007 ações estratégicas para o fortalecimento das atividades produtivas, entre elas a da produção leiteira através do programa de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar nas áreas rurais da região de Eldorado do Carajás.

A linha estratégica vem sendo operacionalizada no Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que foi elaborado e aprovado com validação social de forma compartilhada entre governos e sociedade civil organizada na região.

A ação prevê, entre outras formas para o fortalecimento da produção leiteira, a mecanização para recuperação de pastagens; incentivos a mudanças de manejo alimentar na pecuária bovina; implantação de tanques de resfriamento nos polos do município; e capacitação dos produtores por cada atividade, ou inovação técnica e tecnológica da cadeia produtiva do leite.


Fonte: Governo do Pará














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r