Bom dia!
17/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 15h11m

Eventos > Fórum

RS: poloneses e brasileiros prestigiam fórum em Dom Feliciano



Imagens

Foto: Divulgação / Emater/RS



Dom Feliciano/RS

Continuam, nesta sexta-feira (18), as programações do 2º Fórum da Agricultura Familiar de Dom Feliciano e do 9º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro Sul, que acontece em Dom Feliciano, no CTG do município. Mais de 300 pessoas reuniram-se ontem no município e estão dando continuidade às discussões sobre o cultivo de fumo, principal fonte de renda na região, e as alternativas para a diversificação da produção agrícola.

Hoje foram formados grupos temáticos para a discussão da produção de leite, piscicultura, apicultura, fruticultura, avicultura colonial e os aspectos ambientais e sociais. Na parte das tarde as propostas dos grupos serão apresentadas em plenária.

A abertura do evento aconteceu na tarde de ontem, quando estiveram presentes o prefeito, Clênio Boeira da Silva, o mestre em Saúde Pública e representante da Anvisa, André Luiz de Oliveira da Silva, o coordenador do pré-território Centro-Sul, Sérgio Tadeu de Souza, a secretária executiva da Comissão para Implantação da Convenção Quadro e representante do Ministério da Saúde, Tânia Cavalcante, o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS, Sérgio Schneider, vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adriana Gregolin, gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Claudinei Baldissera, presidente da Câmara de Vereadores de Dom Feliciano, Raimundo Zaleski e o vice-governador da Baixa Silésia - Polônia, Gregory Roman.

Após a manifestação das autoridades, foi realizado o primeiro painel, coordenado por Márcio Rosiak, que contou com a participação da diretora de Cooperação e Departamento Internacional, Teresa Pienkowska, do vice-governador da Baixa Silésia, Gregory Roman, da tesoureira do Estado, Elzbieta Berezowska, e do diretor do FSE e do Desenvolvimento Rural, Boguslaw Wijatyk. Os representantes falaram dos investimentos nas áreas econômica, social e ambiental e das modificações políticas e estruturais das cidades da Baixa Silésia, principalmente na agricultura. Segundo Boguslaw, na Polônia está sendo desenvolvido o Programa de Renovação das Aldeias. Com subsídios os poloneses estão sendo conscientizados a desistirem da produção de fumo e a se dedicar a outros cultivos que gerem renda.

Para o gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Claudinei Baldissera, que no ato representou o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietbohl, o evento é estratégico, pois é um espaço de troca de informações e conhecimentos entre agricultores e instituições, o que contribui para a construção e o fortalecimento de ações voltadas ao apoio da sustentabilidade da agricultura familiar. Baldissera ressaltou ainda a presença da extensão rural em todos os municípios da região Centro Sul e os investimentos do Governo do Estado na construção do acesso asfáltico a Dom Feliciano. “A administração municipal está de parabéns ao promover a aproximação com os integrantes do governo da Baixa Silésia na Polônia, pois o intercâmbio é uma oportunidade para a integração da cultura e troca de experiências entre os dois continentes”, concluiu.

Na sequência, a médica e representante do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer, Tânia Cavalcante, apresentou a Convenção-Quadro Internacional para o Controle do Tabaco, que prevê a redução da demanda, da oferta e outras iniciativas. Já o mestre em Saúde Pública, André Luiz de Oliveira da Silva, falou sobre a preocupação da Anvisa com relação às empresas fumageiras, enquanto que o sociólogo do PGDR/UFRGS, Sergio Schneider, salientou os desafios da diversificação para a agricultura familiar. Coquetel e o show de Dante Ramon Ledesma encerraram a programação do primeiro dia do evento.

Essa ação faz parte da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r