Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 08h33m

Eventos > Seminário

RS: uva da Metade Sul terá indicação geográfica



Bagé/RS

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, está iniciando pesquisas na Metade Sul do Estado com o objetivo de criar uma indicação geográfica para a vitivinicultura da região. O estudo é liderado pelo agrônomo da instituição José Fernando Protas, e fará um detalhamento dos aspectos ambientais dos municípios, como solo e clima, dentre outros. "Este trabalho irá definir as variedades de uvas cultivadas na região e os sistemas de produção que vão gerar vinhos de maior qualidade e típicos da Campanha Gaúcha", informou o técnico.

A elaboração do projeto vai envolver, além da Embrapa Uva e Vinho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O trabalho será financiado pela Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciências e Tecnologia.

A necessidade de indicação geográfica para a fruta foi apontada durante o 7º Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul, que se encerrou ontem, em Bagé. O encontro reuniu mais de 300 participantes entre técnicos, estudantes, professores e produtores de 30 municípios gaúchos.

No encontro, ainda foi criada a Associação dos Produtores de Vinho da Região da Campanha, que já nasceu com a participação de 15 vinícolas instaladas. Também houve debate sobre estratégias tecnológicas para o setor na Metade Sul, com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica do Bioma Pampa.


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r