Bom dia!
16/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 15h25m

Pesquisa > Pinhão Manso

DF: pesquisas com a cultura do pinhão-manso é apresentada no Prosa Rural



Imagens

Pinhão-manso

Foto: Bruno Laviola



Áudio
DF: pinhão-manso para produção de biocombustível


Cultivo consorciado de pinhão-manso e culturas anuais, como milho e feijão, traz aumento de renda para o produtor.

Fonte: Embrapa

Brasília/DF

Esta semana, de 21 a 27 de junho, o Prosa Rural vai falar sobre a “Produção de biocombustível em consórcio com culturas alimentares”. O pinhão-manso (Jatropha Curcas L.), oleaginosa ainda não utilizada na cadeia alimentar humana ou animal, tem sido considerado matéria-prima potencial para a produção de biodiesel no Brasil por suas características desejáveis: rendimento de grãos e óleo, boa qualidade do óleo para a produção de biodiesel, adaptabilidade a diferentes regiões, precocidade e longevidade, alternativa de diversificação, além de poder ser inserido na cadeia produtiva da agricultura familiar.

É uma espécie vegetal da mesma família da mandioca, seringueira e da mamona e pode ser encontrada em várias partes do mundo, principalmente em alguns países da América, África e Ásia. No Brasil, o pinhão-manso pode ser encontrado desde os estados da Região Sul até os da Região Norte.

Para o programa desta semana, o Prosa Rural convidou o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola, que explica quais são os desafios técnico-científicos do cultivo do pinhão-manso que farão frente à demanda do Brasil por óleos de qualidade que poderão atender às exigências do mercado competitivo.

Segundo o pesquisador Bruno Laviola, “a pesquisa está focada na domesticação desta planta, o que envolve o desenvolvimento de novas cultivares e também sistemas de produção”, ou seja, é preciso obter informações para que os produtores possam cultivar o pinhão-manso com segurança e ao mesmo tempo possam conseguir bons índices de produtividade neste cultivo.

“Para se ter uma idéia, a soja, que hoje corresponde a 80% da produção de biodiesel tem uma produtividade em torno de 500 Kg de óleo/ha, enquanto que o pinhão-manso está sendo trabalhado por meio da pesquisa para que seja uma opção de produção de óleo acima de mil quilos por hectare”, complementa Bruno.

Os estudos em sistemas de produção dizem respeito a recomendações de adubação, espaçamento, podas de condução, controle de pragas e doenças, além de todas as informações necessárias para o cultivo bem-sucedido do pinhão-manso.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Fonte: Embrapa Agroenergia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r