Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 15h38m

Eventos > Dia de Campo

MG: ABCZ e AMCZ promovem Provas de Ganho em Peso em Minas Gerais



Inimutaba/MG

Criadores da raça nelore e guzerá interessados em inscrever animais para participar de Provas de Ganho em Peso no estado de Minas Gerais já podem começar a se organizar. A Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ), juntamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promovem nos próximos meses duas provas zootécnicas do gênero.

A primeira prova será realizada em sistema de confinamento e terá início no dia 21 de junho de 2010. Os animais participantes devem apresentar intervalo de nascimento compreendido entre o período de 22 de agosto de 2009 a 20 de novembro de 2009.

A segunda prova será realizada a pasto e terá início no dia 10 de julho de 2010. O intervalo de nascimento dos animais deve ser de 10 de setembro de 2009 a 09 de dezembro de 2009.

Mais informações sobre as Provas de Ganho em Peso, favor entrar em contato na ABCZ (ETR BHZ) pelo telefone (31) 3332-6066 com Vanessa ou na AMCZ, pelo telefone (38) 3721-5222.

Dia de Campo
Aproximadamente 110 pessoas entre criadores de guzerá, produtores e representantes da Emater, Epamig, Universidade de Diamantina, Universidade Federal de Minas Gerais e Sindicato Rural participaram do Dia de Campo realizado no Rancho Maia, no dia 12 de junho, em Minas Gerais. O dia de campo foi promovido para divulgação dos resultados da 1ª PGP a Pasto, realizada pela AMCZ, com animais da raça guzerá.

Na oportunidade, a ABCZ participou divulgando o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ), através da palestra "Utilização de Provas de Ganho em Peso para identificação de Reprodutores", feita pela responsável Técnica pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ em Belo Horizonte, Vanessa Barbosa.

Segundo Vanessa, a Prova de Ganho em Peso foi realizada com intuito de identificar reprodutores com potencial genético para características de crescimento, carcaça, e reprodutivo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a AMCZ, ABCZ, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). "A PGP foi realizada na Fazenda Meleiro, de propriedade do senhor Roberto Lubenal, localizada no município de Curvelo/MG. O lote era composto por 45 animais, oriundos de 14 criatórios de várias regiões de MG.

Participaram da prova, progênies de touros como Abaeté S, Advento JÁ, Mabrouk da VIC, Mago TE S, Ngao TE S, Signo AM, dentre outros. Os animais foram manejados em pastagens de Brachiaria brizantha, e suplementados com sal proteinado da Tortuga", explica Vanessa.

O índice utilizado para classificação dos animais no encerramento do PGP envolveu o peso, ganho em peso, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, e perímetro escrotal. O 1º lugar da PGP foi o produto Arado da VIC, MVB 905, filho do Siddartha da Vic, dos criadores Maria Victoria Bolívar Gomes e Renato José Pinto da Rocha.


Fonte: ABCZ














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r