Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 16h05m

Pesquisa > Arroz

GO: Seagro e Embrapa pesquisam arroz resistente à seca



Porangatu/GO

Em parceria com a Embrapa, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está perto de chegar a uma espécie de arroz resistente à seca. A informação é da engenheira-agrônoma Maria de Fátima Malheiros, da Estação Experimental Secretaria da Agricultura/Emater de Porangatu, que marcou demonstração do trabalho para o Dia de Campo Especial – Pesquisa Agropecuária para o próximo dia 28. Entre os participantes está confirmada a presença do secretário Leonardo Veloso e a do presidente da Embrapa, Pedro Arraes.

O objetivo da pesquisa é desenvolver essa espécie do cereal resistente à seca e, depois, torná-la comercial. Com isso, a Estação Experimental de Porangatu pode se tornar um Centro de Fenotipagem, desenvolvendo mais pesquisas que podem ajudar a agricultura em Goiás e em todo o mundo. Segundo Fátima, isso é possível porque a região tem as condições ideais de clima, solo e água para o desenvolvimento dessas pesquisas.

Hoje são 6 hectares de arroz e feijão plantados na unidade experimental. Para encontrar a cultivar resistente à seca, a plantação é dividida ao meio. Metade recebe a quantidade normal de água e a outra recebe apenas a quantidade suficiente para não morrer. Com isso, é testada a eficiência máxima dos grãos. Depois, as plantas passam por análise minuciosa, incluindo grãos, folhas, raízes etc. Os resultados são enviados para laboratórios da Embrapa, que faz o sequenciamento do DNA.


Fonte: Governo de Goiás














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r