Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 16h20m

Eventos > Outros

MG: Serra, Aécio e Anastasia participam de encontro com produtores rurais na ABCZ



Uberaba/MG

A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) está recebendo na tarde de hoje (21), em Uberaba/MG, a visita do candidato à Presidência da República José Serra, bem como do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves e do atual governador do Estado, professor Antonio Anastasia.

No Tattersal do Parque Fernando Costa, Serra, Aécio e Anastasia participam de um encontro com produtores rurais da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, organizado pela ABCZ e outras entidades rurais. Na oportunidade, o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes fará a entrega de um documento contendo as principais reivindicações do setor agropecuário ao candidato José Serra, assim como feito no dia 17 de março à candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, quando a mesma visitou as dependências da ABCZ.

Além da presença de produtores rurais e lideranças do Agronegócio, o encontro conta ainda com diversos representantes políticos.

Confira abaixo o discurso do presidente da ABCZ no evento de hoje:

SENHORAS E SENHORES, CAROS AMIGOS:

O BRASIL VEM SE CONFIRMANDO COMO O GRANDE CELEIRO DO MUNDO. SEGUNDO RELATÓRIO DIVULGADO NA SEMANA PASSADA PELA FAO (AGÊNCIA PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), O BRASIL TERÁ O MAIS RÁPIDO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO MUNDO NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS, COM EXPANSÃO SUPERIOR A 40%.

NOSSO CRESCIMENTO SERÁ QUASE DEZ VEZES MAIOR QUE O PROJETADO PARA A UNIÃO EUROPEIA E A AUSTRÁLIA E QUATRO VEZES MAIOR QUE UM DE NOSSOS PRINCIPAIS CONCORRENTES, OS ESTADOS UNIDOS.

ATÉ 2019, A EXPORTAÇÃO MUNDIAL DE CARNES PODE CRESCER 22%. E UM TERÇO DO VOLUME EXPORTADO SERÁ PRODUZIDO PELOS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS.

NÃO ESTAMOS SENDO APONTADOS COMO GRANDE CELEIRO DO MUNDO POR ACASO. JÁ SOMOS CAPAZES DE PRODUZIR MAIS DE NOVE MILHÕES DE TONELADAS DE CARNE E DE 26 BILHÕES DE LITROS DE LEITE AO ANO COM UM CUSTO DE PRODUÇÃO 66% MAIS BAIXO DO QUE O NORTE-AMERICANO, QUE É UM DOS NOSSOS PRINCIPAIS CONCORRENTES.

O AGRONEGÓCIO É RESPONSÁVEL POR QUASE UM TERÇO DO PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO). O BRASIL É O SEGUNDO MAIOR EXPORTADOR DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS. AS EXPORTAÇÕES DE CARNE PARA MAIS DE 160 PAÍSES SUPERARAM OS QUATRO BILHÕES DE DÓLARES EM 2009.

ESSES NÚMEROS VÊM CONTRIBUINDO PARA A ESTABILIZAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS ANOS.

A PECUÁRIA É UM BOM EXEMPLO DESSA GRANDE POTÊNCIA QUE É O AGRONEGÓCIO. GRAÇAS AOS INVESTIMENTOS EM MELHORAMENTO GENÉTICO E A UM CRITERIOSO TRABALHO DE SELEÇÃO DESENVOLVIDO PELOS PECUARISTAS, CONSEGUIMOS FAZER DAS RAÇAS ZEBUÍNAS O GRANDE PILAR DA PECUÁRIA NACIONAL.

POUCO MAIS DE SEIS MIL ZEBUÍNOS FORAM IMPORTADOS DA ÍNDIA AO LONGO DA HISTÓRIA DO BRASIL, CONTRA MAIS DE UM MILHÃO DE TAURINOS IMPORTADOS DE OUTROS PAÍSES NO MESMO PERÍODO. HOJE, 80% DOS 193 MILHÕES DE ANIMAIS QUE COMPÕEM O REBANHO BRASILEIRO TÊM SANGUE DE ZEBU.

A RESISTÊNCIA, A RUSTICIDADE E A VERSATILIDADE DAS RAÇAS BRAHMAN, CANGAIAN, GIR, GIR MOCHA, GUZERÁ, INDUBRASIL, NELORE, SINDI E TABAPUÃ FORAM FATORES DECISIVOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA GENÉTICA ZEBUÍNA NO REBANHO NACIONAL.

É PRECISO DESTACAR AINDA A IMPORTANTE CONTRIBUÍÇÃO DOS CENTROS DE PESQUISAS EM MELHORAMENTO GENÉTICO E DE ENTIDADES COMO A ABCZ, QUE REPRESENTA MAIS DE 18 MIL ASSOCIADOS E TEM O MAIOR BANCO DE DADOS DO GÊNERO NO MUNDO, COM INFORMAÇÕES DE MAIS DE DOZE MILHÕES DE ANIMAIS REGISTRADOS.

DELEGADA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, A ABCZ REALIZA POR ANO UMA MÉDIA DE 400 MIL NOVOS REGISTROS GENEALÓGICOS DE ZEBUÍNOS.
ESTAMOS PRESENTES EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, OFERECENDO AOS PRODUTORES PROGRAMAS E SERVIÇOS, DESDE O REGISTRO GENEALÓGICO ATÉ O APOIO MERCADOLÓGICO PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE SEUS PRODUTOS.

EM 76 ANOS DE EXISTÊNCIA, A ABCZ VEM LUTANDO PELOS DIREITOS DOS PRODUTORES RURAIS E CONTINUARÁ DEFENDENDO O FIM DOS ENTRAVES AO CRESCIMENTO DO SISTEMA PRODUTIVO.

NÃO PODEMOS ACEITAR QUE O AGRONEGÓCIO, SETOR DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A ECONOMIA NACIONAL, AINDA SOFRA COM INVASÕES DE TERRA, COM UM CÓDIGO FLORESTAL QUE LIMITA O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, COM A FALTA DE INVESTIMENTOS EM LOGÍSTICA E TANTOS OUTROS PROBLEMAS.

ESSAS REIVINDICAÇÕES NÃO SÃO APENAS DA ABCZ, MAS DE MILHARES DE PRODUTORES RURAIS DESTE PAÍS. ELAS TAMBÉM ESTÃO EXPRESSAS NO DOCUMENTO INTITULADO "O QUE QUEREMOS DO PRÓXIMO PRESIDENTE", ELABORADO PELA CNA (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA).

ESSE DOCUMENTO, QUE O CANDIDATO JOSÉ SERRA E O GOVERNDADOR ANTONIO ANASTASIA RECEBEM NESTE EVENTO, TAMBÉM ESTÁ SENDO ENTREGUE AOS OUTROS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E ÀQUELES QUE DISPUTAM OS GOVERNOS ESTADUAIS.

A ABCZ PARTICIPOU DA ELABORAÇÃO DESSE DOCUMENTO POR ACREDITAR QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA POLÍTICA AGRÍCOLA POSITIVA E CONDIZENTE COM A REALIDADE DO SETOR.

MAS, PARA ISSO, NOSSOS GOVERNANTES PRECISAM ESTAR ATENTOS ÀS NECESSIDADES DO HOMEM DO CAMPO. PORTANTO, É FUNDAMENTAL QUE O FUTURO MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO E OS SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE AGRICULTURA TENHAM CONHECIMENTO DAS NECESSIDADES DO SETOR AGROPECUÁRIO, ESTEJAM SEMPRE ABERTOS AO DIÁLOGO E COMPROMETIDOS COM O AVANÇO DO AGRONEGÓCIO.
NA PARTE DE MEIO AMBIENTE, NOS PREOCUPA O FATO DO PRODUTOR RURAL SER OBRIGADO A ARCAR PRATICAMENTE SOZINHO COM OS CUSTOS DE UMA PRODUÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA. PEDIMOS A IMPLANTAÇÃO DO PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS; A SIMPLIFICAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E AGILIDADE NA EMISSÃO DAS LICENÇAS AMBIENTAIS; A ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL PARA PERMITIR QUE AS PECULIARIDADES DE CADA BIOMA SEJAM RESPEITADAS.

É PRECISO AINDA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA FALTA DE CRÉDITO RURAL E DO ENDIVIDAMENTO DO SETOR, QUE VEM SE ARRASTANDO DESDE A DÉCADA DE 80. DIANTE DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER UMA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL, O FINANCIAMENTO PRECISA CONTEMPLAR OUTRAS ÁREAS, COM, POR EXEMPLO, A ABERTURA DE LINHAS DE CRÉDITO PARA RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM.

A SEGURANÇA NO CAMPO TAMBÉM DEVE SER GARANTIDA. É PRECISO COIBIR AS INVASÕES DE TERRA, POIS ESSE TIPO DE AÇÃO DESRESPEITA O DIREITO DE PROPRIEDADE E TRAZ PREJUÍZOS AO SISTEMA PRODUTIVO. SOFREMOS COM O DESCUMPRIMENTO DAS ORDENS JUDICIAIS DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE POR GOVERNOS ESTADUAIS E COM A CRIAÇÃO OU AMPLIAÇÃO ARBITRÁRIA DE TERRAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS.

OUTRO PONTO CONSIDERADO FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DO SETOR É A SANIDADE. É PRECISO DAR CONTINUIDADE AO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA DO GOVERNO ATUAL E AMPLIAR OS RECURSOS DESTINADOS AO COMBATE À DOENÇA.

OS INVESTIMENTOS EM SANIDADE TÊM FORTE IMPACTO NO MERCADO INTERNACIONAL DE CARNES, CUJAS EXPORTAÇÕES SÃO LIDERADAS PELO BRASIL. CADA VEZ MAIS OS PAÍSES TÊM AUMENTADO SUAS EXIGÊNCIAS EM RELAÇÃO À QUALIDADE DOS PRODUTOS IMPORTADOS DO BRASIL.

PRECISAMOS DERRUBAR ESSAS BARREIRAS SANITÁRIAS E ECONÔMICAS PARA QUE NOVOS MERCADOS SEJAM ABERTOS PARA OS PRODUTOS AGRÍCOLAS BRASILEIROS. PARA ISSO, PRECISAMOS DE MAIOR EMPENHO DO GOVERNO FEDERAL NAS REVISÕES DOS PROTOCOLOS SANITÁRIOS COM PAÍSES QUE SÃO CONSIDERADOS MERCADOS IMPORTANTES PARA GENÉTICA BOVINA, ANIMAIS VIVOS, CARNE E LEITE.

ESPERAMOS QUE TODAS ESSAS REIVINDICAÇÕES POSSAM PAUTAR AS DECISÕES POLÍTICAS DO PRÓXIMO GOVERNO. CADA PONTO AQUI ABORDADO EXPRESSA A NECESSIDADE DO PRODUTOR BRASILEIRO, QUE LUTA DIARIAMENTE PARA FAZER DO PAÍS O GRANDE CELEIRO DO MUNDO.

E O SENHOR, GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA, TEM SE MOSTRADO UM GESTOR PÚBLICO COMPETENTE, EFICIENTE E DE GRANDE SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES DO SETOR. TEMOS CERTEZA DE QUE ESSAS REIVINDICAÇÕES PAUTARÃO A POLÍTICA AGRÍCOLA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

QUEREMOS RESSALTAR QUE ESTAMOS SEMPRE COM AS PORTAS ABERTAS PARA OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA E PARA OS CANDIDATOS AOS GOVERNOS DE ESTADO, AO SENADO FEDERAL, À CÂMARA DOS DEPUTADOS E ÀS ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS.

QUERO AGRADECER AO EX-GOVERNADOR DE MINAS AÉCIO NEVES, QUE SEMPRE ESTEVE ATENTO ÀS NECESSIDADES DA ABCZ E DOS PRODUTORES MINEIROS. AO LONGO DE SUA GESTÃO, VÁRIAS PARCERIAS FORAM FIRMADAS COM A ABCZ EM PROL DA MELHORIA E DEMOCRATIZAÇÃO DA GENÉTICA BOVINA. ALGUNS EXEMPLOS DESSA PARCERIA SÃO: A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE GENÉTICA DO REBANHO BOVINO DE MINAS GERAIS, O PRÓ-GENÉTICA;
A CRIAÇÃO DO POLO DE EXCELÊNCIA GENÉTICA BOVINA, COM SEDE NA ABCZ;
E A REALIZAÇÃO DA FEMIG (FEIRA DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E DO EMPRENDEDORISMO RURAL DE MINAS GERAIS) NO PARQUE FERNANDO COSTA.

AGRADECEMOS A PRESENÇA DO CANDIDATO JOSÉ SERRA, QUE MUITO NOS HONRA COM SUA PRESENÇA. GOVERNADOR JOSÉ SERRA, AGRADECEMOS A SUA DISPONIBILIDADE EM MAIS UMA VEZ ESTAR NA ABCZ PARA ESSE IMPORTANTE DIÁLOGO COM O NOSSO SETOR. ALÉM DE APRESENTAR NOSSAS REIVINDICAÇÕES, ESTE É UM MOMENTO TAMBÉM PARA OUVIRMOS AS PROPOSTAS QUE O CANDIDATO TEM PARA O AGRONEGÓCIO.
A ABCZ ACREDITA NA DEMOCRACIA E UMA DE NOSSAS PRINCIPAIS MISSÕES É PARTICIPAR DO DEBATE POLÍTICO EM DEFESA DOS DIREITOS DOS NOSSOS ASSOCIADOS.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.


Fonte: ABCZ














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r