Boa tarde!
10/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 16h46m

Eventos > Reunião

RS: reunião em Santa Cruz do Sul encerrou Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida



Santa Cruz do Sul/RS

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou hoje (21), em Santa Cruz do Sul, a Reunião Pedagógica Especial de Encerramento do 8º Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida. Além das parceiras do município anfitrião, reuniram-se as escolas de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, enalteceu o trabalho dos alunos e professores, creditando o sucesso do Projeto a eles. “Começa dentro de nós a responsabilidade por um mundo melhor”, enfatizou Werner. O presidente ainda lembrou que a Afubra, desde a sua fundação, teve como uma das missões, a diversificação das propriedades rurais. “Em 1978, iniciamos um programa de reflorestamento das áreas rurais, cujo trabalho continuou com campanhas de doação de mudas e palestras técnicas.

O Verde é Vida como existe hoje foi criado em 1991 e surgiu da nossa preocupação em conscientizar as comunidades sobre a necessidade da preservação da natureza. E, para isso, não poderíamos ter escolhido parceiras melhores que as escolas, os professores e alunos de cada município que compõem o Projeto Verde é Vida”, finalizou Benício.

Para o secretário de Meio Ambiente e Saneamento de Santa Cruz do Sul, Alberto João Heck, a conscientização ecológica e a formação do cidadão são responsabilidade de todos. “Quando se fala em meio ambiente, sempre fala-se em conscientização, mas acredito que todos sabemos o que é certo e o que é errado. Agora é preciso que mudemos as nossas atitudes e comportamentos se quisermos um futuro mais saudável e melhor”, destacou Heck, agradecendo a Afubra pelo bom exemplo dado, por meio do Verde é Vida. “As ações da Afubra sempre são pautadas na família e, cada vez mais, é necessário o respeito ao próximo e ao espaço em que vivemos”, finalizou o Secretário, falando em nome do Executivo Municipal.

Ao iniciar os trabalhos, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, biólogo José Leon Macedo Fernandes, dividiu as 700 pessoas presentes em cinco equipes, de forma aleatória, para a realização da Gincana de Integração. Após a realização de várias tarefas, sagrou-se campeã a equipe Azul, cujos integrantes receberam a medalha Gota Verde.


BOLSA DE SEMENTES

Um dos subprogramas do Programa de Ação Socioambiental (Pasa), do Verde é Vida, é a Bolsa de Sementes. Neste programa, as escolas parceiras coletam sementes de espécies nativas e as enviam à Afubra. Cada espécie vale uma pontuação e, ao fim de cada Ano Ambiental, as escolas recebem um cheque no valor das sementes enviadas. As sementes são catalogadas e validadas pela Universidade Federal de Santa Maria e distribuídas para a produção de mudas.

Uma escola da Região de Atuação Santa Cruz do Sul conquistou o segundo cheque de maior valor da Bolsa de Sementes de todo o Projeto. Este cheque, no valor de R$ 5.364,00, foi entregue hoje, pelo presidente da Afubra, à escola Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul. De acordo com as regras do projeto, o valor pode ser trocado por mercadorias que a escola necessita, em uma das lojas da Agro-Comercial Afubra.


REVISTA VERDE É VIDA

A segunda edição da Revista Verde é Vida foi entregue às escolas na reunião. O objetivo da revista anual é mostrar o trabalho desenvolvido pelas escolas parceiras do projeto, dos três estados do Sul do Brasil. Além dos textos enviados por alunos e professores, matérias especiais são produzidas para destacar ações que ocorrem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Revista 2010 ainda teve um diferencial, que é a Pessoa Verde é Vida. As Regiões de Atuação do Projeto indicaram uma pessoa que teve ou tem destaque ao trabalhar em parceria com o Projeto. “Sabemos que são poucas, mas nossa intenção é que, por meio delas, todos sintam-se valorizados e recebam o nosso agradecimento”, explicou o coordenador geral do Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve. Na RA Santa Cruz do Sul a Pessoa Verde é Vida é a empresária Tatiana Cristina Araújo Petry. Ela esteve presente na reunião e recebeu um exemplar da revista.


PESQUISA CIENTÍFICA

A exemplo de 2009, durante a Reunião Pedagógica são escolhidos os trabalhos que irão representar cada Região de Atuação na II Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida. Esta mostra ocorrerá durante a Expoagro Afubra 2011, nos dias 1º, 2 e 3 de março, na propriedade da Afubra, localizada em Rincão del Rey, município de Rio Pardo/RS.

Após a apresentação dos oito trabalhos, por meio de avaliação realizada por alunos e professores, foi definido o trabalho Criação de Patos e Marrecos, da Emef Cardeal Leme, de Santa Cruz do Sul. A pesquisa é do aluno William Henrique Ertel, de 13 anos, estudante da 8ª série. Ele foi orientado pela professora Juliana Margarete Behling. O aluno e a professora, com as despesas pagas pela Afubra, irão participar da Expoagro Afubra 2011, considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. A edição 2010 da feira reuniu um público de 55 mil visitantes.

Os alunos e professores que apresentaram seus trabalhos científicos receberam certificados e, entre as escolas, foram sorteados dois livros do escritor Harri Lorenzi (Árvores Brasileiras), cujas ganhadoras foram as escolas Dona Leopoldina e Monte Alverne, ambas de Santa Cruz do Sul.


GRUPOS AMBIENTAIS CONDECORADOS:

GA Amigos da Natureza, da Emef Nossa Senhora da Saúde, de Passo do Sobrado;

GA SOS Vida, do CE Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul;

GA Chico Mendes, da EM Dona Leopoldina, de Santa Cruz do Sul;

GA Amigos da Natureza, da Emef Emanuel, de Santa Cruz do Sul;

GA Amigos da Natureza, da Emef Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;

GA Protetores da Natureza, da Emef José Bonifácio, de Vera Cruz;



BOLSA SEMENTES:

Durante o 8º Ano Ambiental as escolas parceiras coletaram 1.336,00 quilos de sementes que foram encaminhadas à Universidade Federal de Santa Maria, onde são armazenadas e doadas para interessados, por meio de solicitação escrita.

Entrega de Sementes:
RA de Santa Cruz do Sul: 482,45 quilos;

RA de Venâncio Aires: 13,85 quilos;

RA de Cachoeira do Sul: 89,72 quilos;

RA de Sobradinho e Arroio do Tigre: 250,07 quilos;

RA de São Miguel d’Oeste: 42,41 quilos;

RA de Herval d’Oeste: 36,66 quilos;

RA de Imbituva: 23,80 quilos;

RA de Irati: 45,96 quilos;

RA de Rio Negro e Mafra: 177,03 quilos;

RA de Rio do Sul e Ituporanga: 44,10 quilos;

RA de Tubarão e Braço do Norte: 90,56 quilos;

RA de Araranguá: 8,70 quilos;

RA de Camaquã: 27,63 quilos;

RA de São Lourenço do Sul e Canguçu: 3,06 quilos;

RA de Francisco Beltrão: primeiro ano no Projeto.



NÚMEROS DO 8º ANO AMBIENTAL:

184 municípios;

632 escolas;

385.282 pessoas;

6.314 ações desenvolvidas pelas escolas parceiras.

Para o próximo ano estima-se a participação de 82 municípios e 320 escolas parceiras, pois houve a ampliação das RAs de 14 para 15.



ROTEIRO:

As Reuniões Pedagógicas Especiais ocorrem nos seguintes lugares:

RA de Imbituva: 25 de maio, em Prudentópolis/PR;

RA de Irati: 26 de maio, em Rebouças/PR;

RA de Rio Negro e Mafra: 27 de maio, em Rio Negro/PR;

RA de Rio do Sul e Ituporanga: 28 de maio, em Agronômica/SC;

RA de Tubarão e Braço do Norte: 1º de junho, em Orleans/SC;

RA de Araranguá: 02 de junho, em Sombrio/SC;

RA de Francisco Beltrão: 08 de junho, em Francisco Beltrão/PR (reunião normal);

RA de São Miguel d’Oeste: 09 de junho, em São José do Cedro/SC;

RA de Herval d’Oeste: 10 de junho, em Joaçaba/SC;

RA de Camaquã: 17 de junho, em Chuvisca/RS;

RA de São Lourenço do Sul e Canguçu: 18 de junho, em São Lourenço do Sul/RS;

RA de Santa Cruz do Sul: 21 de junho, em Santa Cruz do Sul/RS;

RA de Sobradinho e Arroio do Tigre: 22 de junho, em Ibarama/RS;

RA de Venâncio Aires: 23 de junho, em Venâncio Aires/RS;

RA de Cachoeira do Sul: 24 de junho, em Novo Cabrais/RS.


Fonte: Afubra














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r