Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 17h07m

Agricultura > Citros

SP: entrega de relatório de greening termina em julho, alerta o Fundecitros



Araraquara/SP

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) faz um importante alerta para os citricultores paulistas: o prazo para a entrega do relatório do greening termina no dia 15 de julho.

A partir deste ano, a entrega será feita via internet, pelo site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), www.cda.sp.gov.br. O citricultor deve acessar a página e abrir o link Relatório Semestral de Inspeção de Greening (www.relatoriogreening.com.br). Os produtores já cadastrados devem indicar o número do CPF ou CNPJ. Os que entregam o último relatório, preenchido a mão, devem procurar seu cadastro pelo sistema de busca do site e criar uma senha.

No documento, o proprietário tem que descrever a realização de, pelo menos, uma inspeção a cada três meses, atendendo à Instrução Normativa 53, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e à Portaria CDA-04, de 12 de março de 2009, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Caso o citricultor tenha dúvidas ou dificuldades para fazer a entrega online, ele deve enviar um e-mail para suporte@relatoriogreening.com.br.


O Fundecitrus
Em 33 anos de existência, o Fundecitrus é mundialmente reconhecido como exemplo de competência em suas ações para a sanidade dos pomares, combate às doenças cítricas e pesquisas. A atuação do Fundecitrus permitiu que 99% dos pomares não apresentassem sintomas de cancro cítrico durante os últimos dez anos. Estima-se que a política de combate à doença evitou gastos equivalentes a R$ 2 bilhões.

O Fundecitrus também teve papel fundamental para que duas doenças até então desconhecidas, que poderiam inviabilizar a citricultura brasileira – CVC (Clorose Variegada dos Citros) e MSC (Morte Súbita dos Citros) –, pudessem ser controladas. Por meio de monitoramento rigoroso e trabalhos de pesquisas feitos em seus laboratórios ou por parceiros, com financiamento da instituição, é que se conseguiu não só controlar as doenças como também tornar a citricultura competitiva.

Este ano, o Fundecitrus mudou sua estratégia de atuação no Estado de São Paulo. As mudanças adotadas buscam maior enfoque na conscientização e educação fitossanitária, prestação de serviços e capacitação de produtores. Na área de pesquisa, o Fundecitrus ampliará o conhecimento, a difusão e a incorporação de tecnologias. Na área técnica, as visitas de agrônomos às propriedades, palestras, cursos e treinamentos serão intensificados.


Fonte: Fundecitrus














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r