Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 17h54m

Eventos > Outros

PA: Frutal e Flor Pará 2010 enfatizarão o beneficiamento da cadeia produtiva



Belém/PA

Realizadas em conjunto pelo quarto ano, a Frutal Amazônia e a Flor Pará trazem novidades na edição de 2010, que refletem o crescimento do Pará nestes dois segmentos produtivos. Este ano, os cursos e seminários serão destinados à parte final da cadeia produtiva: o beneficiamento e a comercialização dos produtos. "O interesse no aperfeiçoamento da cadeia produtiva partiu dos próprios produtores", informou o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira.

Cursos técnicos, como "Cultivo, processamento, padronização e comercialização do açaí na Amazônia", são exemplos dessa tendência.

O titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) destacou outra novidade desta edição: a realização de dois eventos que consolidam a fruticultura e a floricultura paraenses no mercado internacional. Um deles é o projeto Fruit Amazon Bussiness Meeting, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as Federações das Indústrias dos Estados do Norte do Brasil, e viabilizada pelo programa da União Europeia Al Invest IV. O evento acontecerá no dia 25, com a participação de empresas internacionais que processam e comercializam produtos da fruticultura.

Outra novidade é o Encontro Brasileiro para Integração Agroempresarial (Interagro), etapa Belém, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 24, que visa estimular os consórcios empresariais para iniciar ou ampliar o acesso aos mercados interno e externo.

Também no dia 24, a Frutal Amazônia e a Flor Pará 2010 promoverão o Fórum Amazônico de Plantas Medicinais, que debaterá com a sociedade a Política Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Governo do Estado, estruturada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Sagri.

Produção familiar
A agricultura familiar terá uma programação especial, com seminários sobre as políticas de desenvolvimento do Brasil Rural e da produção familiar no Pará, além de minicursos que serão ministrados no Hangar - Centro e Convenções e Feiras da Amazônia e na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

A Sagri viabilizará a participação de cerca de 800 pequenos produtores, oriundos dos 143 municípios paraenses. Mais uma vez, caravanas de produtores de diversos municípios do interior visitarão a exposição e participarão da programação técnica. As caravanas são organizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PA).

Além das palestras, cursos técnicos, paineis, seminários, minicursos e oficinas, o evento terá atrações como o Parque Tecnológico, com demonstrações de processamento de cacau e de extração de mel e óleos vegetais, entre outros, e o Espaço das Flores, com demonstrações de organização de arranjos e decoração de vasos florais. A programação contará com a participação de mais de 200 especialistas de todo o país e 300 estandes de flores, frutas, máquinas para agroindústria e artesanato.

A Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria 2010, realizada pelo governo do Estado, via Sagri, e pelo Instituto Frutal, acontecerá de de 24 a 27 de junho no Hangar. Ao longo dos últimos anos, a Frutal Amazônia e a Flor Pará consolidam-se como eventos de transferência de tecnologia, realização de negócios e promoção da agroindústria na região amazônica.


Fonte: Governo da Bahia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r