Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 18h32m

Eventos > Feira

RS: Encontro Rio Grande Família acontece durante Agroshow 2010



Nova Petrópolis/RS

Palestras, encontros e reuniões vão marcar o Agroshow, em Nova Petrópolis, de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos. Entre os eventos programados, está o Encontro Rio Grande Família, no dia 26 de junho, a partir das 9h, no auditório central.

Criado pela Emater/RS-Ascar e governo do Estado, o Programa Rio Grande Família objetiva fortalecer as ações com as famílias rurais, núcleo social responsável pelos primeiros aprendizados para a vida e pela continuidade da agricultura familiar. Como estratégia, a Instituição pretende estimular a organização social e dinamizar projetos e atividades geradores de renda, inclusão social e cidadania.

O Programa será apresentado pela presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. Após, haverá palestra com o extensionista motivacional Ainor Lotério, sobre valorização das relações familiares no mundo rural, e apresentações artísticas. O Encontro tem o apoio da prefeitura de Nova Petrópolis e da Cooperativa Piá.

Agroshow 2010
Como produzir uma uva de mesa de qualidade, utilizando cobertura plástica; quais os cursos profissionalizantes oferecidos pela Emater/RS-Ascar; quais os horários de maior atividade dos órgãos e sistemas do corpo humano e as plantas medicinais, que têm ação farmacológica sobre eles. Essas e muitas outras informações serão repassadas pelos técnicos ao público que visitar o Agroshow 2010. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá e Prefeitura de Nova Petrópolis.

O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Arnaldo José Basso, explica que nesta 5ª edição, o evento vai ter cerca de 20 espaços temáticos (olericultura, biodiversidade, floresta e usos múltiplos da água, entre outros), onde vão ser desenvolvidas dinâmicas e apresentadas tecnologias para a agricultura familiar. “A ideia é trabalhar esses temas, promovendo a transferência de informações e tecnologias para que o produtor possa aplicar na sua propriedade ou demandar para os técnicos da Emater/RS-Ascar do seu município. Muitas das tecnologias expostas são novidades”, esclarece.

No espaço temático Mundo do Leite, os produtores receberão orientações e poderão esclarecer suas dúvidas sobre manejo rotacionado e irrigação da pastagem, melhoramento genético, ordenha e silagem de colostro. Na floricultura, o Agroshow vai mostrar a produção de flores para jardins temáticos e a sua utilização na culinária. Durante a exposição-feira, vão ser realizadas oficinas de preparo de receitas com flores.

O público esperado para os quatro dias do evento é de 40 mil pessoas. Estão programadas em torno de 180 excursões de agricultores de cinco regiões do Estado. A feira ocorre das 9h às 18 horas, com entrada gratuita.

O Agroshow tem, ainda, a feira da agroindústria familiar e artesanato, com a participação de 30 empreendimentos e dezenas de artesãos de 16 municípios da região, e prestação gratuita de serviços de saúde, como exames de diabetes, testes de visão, avaliação da pressão arterial e avaliação das manchas de pele. A Emater/RS-Ascar também vai organizar espaços temáticos que objetivam mostrar as tradições e os costumes, a gastronomia e a músicas dos imigrantes que fizeram a história do RS, com a participação de grupos de Nova Pádua, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r