Boa tarde!
22/09
 


Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 15h05m

Eventos > Festa

DF: Festa do Pimentão aquece economia de núcleos rurais



Imagens

Plantio de pimentão no Distrito Federal

Foto: Divulgação / Emater-DF



Planaltina/DF

Os brasilienses têm até sexta-feira (25) para aproveitar as atrações da XII Festa do Pimentão nos núcleos rurais de Taquara e Pipiripau, em Planaltina. Tradicional na região, o evento é apoiado pelo Sebrae no Distrito Federal e tem como objetivo divulgar e valorizar a agropecuária local, principalmente a do pimentão, contribuindo para a geração de emprego e renda.

A região é um dos maiores polos de produção do pimentão cultivado do Brasil. Dos seis mil habitantes de Taquara e Pipiripau, 500 são produtores rurais, sendo que 90 se dedicam ao cultivo do fruto. “A festa é importante para que os empreendedores possam analisar o potencial de produção do próprio negócio”, explica o consultor da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae no Distrito Federal, Ricardo Almeida .

O carro-chefe dos núcleos rurais é o pimentão, mas Taquara e Pipiripau também produzem repolho, couve-flor, abóbora, cenoura, entre outras hortaliças. Os produtos são vendidos para grandes redes de supermercados como o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, gerando 550 empregos diretos. Segundo dados da Cootaquara, cooperativa formada a partir da extinta associação de horticultores locais, a junção de todos de produtos dos 148 associados à entidade contabiliza 400 toneladas de alimentos comercializados por semana. Em 2009, o faturamento bruto foi de nove milhões. “Temos qualidade e quantidade o ano inteiro”, diz o presidente da cooperativa, Maurício Severino de Rezende.

Para o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, José Carlos Moreira De Luca, a festa do pimentão reforça o crescimento constante do empreendedorismo. “O evento comprova o potencial dos produtores e é uma satisfação saber que o Sebrae contribui para esse feito”, enfatiza.

Quem for ao evento vai poder assistir palestras, seminários, participar de oficinas e experimentar o tradicional pimentão recheado com carne moída. A receita é uma das atrações da festa e é preparada por Dona Adiles Isoton e suas parceiras. “Eu planto, colho e preparo o pimentão. A festa é uma ótima oportunidade de mostrar às pessoas o que faço. Sou grata ao apoio do Sebrae e da Emater, que nos proporciona essa oportunidade”, conclui. O evento conta com uma programação extensa, com shows musicais e a famosa eleição da Rainha do Pimentão.

PROGRAMAÇÃO


Terça-feira (22) – 18h às 21h
Seminário de fertilização e Manejo de Pimentão

Quarta-feira (23) – 8h às 22h
Coleta de embalagens de agrotóxicos e festa junina no Centro de Ensino de Pipiripau.

Quinta-feira (24) - 8h às 23h
Coleta de embalagens de agrotóxicos, Missa de Ação de Graças e festa do Padroeiro São João Batista e bingo.

Sexta-feira (25) – 19h às 20h30
Palestras sobre tendências de mercado em hortaliças, focando qualidade, resfriamento, valorização e legislação.

Local: Núcleos Rurais Taquara e Pipiripau, Planaltina-DF.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias














© Copyright 2014, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r