Bom dia!
22/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 13h51m

Eventos > Prêmio

EUA: vídeo internacional sobre biofortificação é premiado em Los Angeles, destaca Embrapa



Imagens

Foto: Imagem Imageworks



Los Angeles/EUA

Abordando pesquisas da Embrapa sobre biofortificação de alimentos, o vídeo interativo ‘Perspectives on Nationalism’ recebeu o troféu ‘Câmera de Ouro’ como primeiro colocado na categoria educacional no US International Film and Video Festival 2010. A obra, produzida pelo núcleo de audiovisual The Image Works Alberta Inc, de Edmonton, Canadá, foi premiada em cerimônia realizada no início de junho, em Los Angeles, Califórnia.

Criada para plataforma web, a produção é dirigida a alunos do ensino fundamental e médio da província de Alberta, no Canadá, na área de estudos sociais. O vídeo online lança mão de diversas ferramentas tecnológicas e linguagens aplicadas à internet e aborda temas ligados à comunidade local e suas relações com a nacionalidade e o contexto global.

De forma totalmente interativa, o próprio internauta navega pelas seções do vídeo e pode montar seu próprio roteiro a fim de cumprir as missões propostas, na ordem que preferir e com quaisquer dos quatro temas apresentados.

Produção

Para abordar o tema ‘Como o trabalho das organizações pode influenciar a comunidade global?’, os produtores canadenses vieram ao Brasil em 2008 para entrevistar pesquisadores da Embrapa sobre estudos em biofortificação de alimentos, realizados com a parceria da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida), através da organização internacional Harvest Plus.

Participaram das entrevistas os pesquisadores José Luiz de Carvalho, da Embrapa Agroidústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), e Hélio Wilson de Carvalho, Fernando Curado e Semíramis Ramos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE). Contribuiu com a produção a pesquisadora da Embrapa Agroidústria de Alimentos, Marília Nutti, que lidera o projeto de pesquisa em rede.

Os clipes mostram como, na pequena comunidade de Santana dos Frades, em Pacatuba, no Baixo São Francisco Sergipano, e em Simão Dias, no Centro Sul do Estado, as pesquisas da Embrapa estão levando à mesa das comunidades carentes alimentos com teores mais altos de nutrientes, como a mandioca, o feijão e a abóbora, todos produzidos em pequenas propriedades de base familiar.

Biofortificação
O projeto de biofortificação de alimentos no Brasil é liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e tem a parceria dos programas Harvest Plus, AgroSalud e Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto, além da Nestlé, Pepsico, Haloteck Fadel, Associação das Empresas de Biotecnologia na Agricultura e Agroindústria (Agrobio) e do Banco do Estado de Sergipe – Banese.

Em 2009, cerca de 200 pessoas, entre técnicos e pesquisadores do Brasil e do exterior participaram da III Reunião de Biofortificação no Brasil, que ocorreu em junho, em Aracaju.

Durante cinco dias, os participantes conheceram os avanços da pesquisa nas culturas de arroz, feijão, feijão-caupi, trigo, milho, abóbora e batata-doce com o objetivo de obter novas cultivares com maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno.

Esses micronutrientes ajudam a combater a anemia e a hipovitaminose A - carências responsáveis pelos problemas de visão e debilitação do organismo que afetam mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prêmio
O US International Video and Film Festival é realizado desde 1967, e reconhece produções de destaque internacional nas categorias Corporativa, Documentário, Educacional, Entretenimento e Estudantil.

Além de vencer na categoria educacional, o vídeo ‘Perspectives on Nationalism’ foi indicado para o prêmio ‘Best of Festival’, que reconhece a melhor produção entre todas as categorias. Nesta edição da premiação, 25 países inscreveram filmes e vídeos.


Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r