Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 14h17m

Eventos > Treinamento

SP: empresas ensinam cortadores de cana a utilizar novas tecnologias



Ribeirão Preto/SP

Empresas ligadas ao segmento de tecnologias agrícolas no Brasil estão cada vez mais envolvidas em projetos focados na requalificação profissional de trabalhadores rurais que atuam no corte e no plantio manual da cana-de-açúcar, atividades que estão sendo gradativamente substituídas por processos mecanizados. Este é o caso do Grupo Case, da Syngenta e da John Deere, que desde fevereiro deste ano patrocinam o Projeto RenovAção, criado para capacitar cortadores de cana para operar e fazer manutenção em máquinas agrícolas cada vez mais sofisticadas e presentes no dia a dia do setor, como colhedoras, tratores e caminhões.

“O envolvimento de empresas com know-how neste segmento é fundamental para que estes profissionais saibam lidar com estas novas tecnologias, principalmente no caso das colhedoras de cana,” ressalta Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que desenvolveu o RenovAção em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). O projeto conta também com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além da parte teórica, os trabalhadores impactados pelo RenovAção têm a oportunidade de exercer na prática o que aprendem na sala de aula. Exemplo disso são os trabalhadores que completaram cursos para operador e eletricista de colhedora nas regiões de Ribeirão Preto e Piracicaba. Após receberem informações sobre a nova profissão nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os trabalhadores foram a campo testar seus conhecimentos, com supervisão de técnicos especializados das empresas patrocinadoras do RenovAção.

“Todos estão se saindo bem e muitos estão acima da média. Alguns, inclusive, já foram até contratados por importantes usinas da região,” conta Giuliano Freitas, instrutor de aulas práticas do Centro de Treinamento da Jonh Deere, no Senai de Ribeirão Preto, onde, em abril, grupos de cortadores concluíram cursos para motorista, eletricista de caminhão e de colhedora. “O Projeto RenovAção tem finalidades profissionais e sociais, pois aposta no desenvolvimento sustentável do País,” afirma Edgardo Legar, responsável pela área de Treinamento Comercial do Grupo Case, cuja sede, em Piracicaba, requalificou 45 trabalhadores nos cursos de soldador, eletricista e mecânico de máquinas colhedoras.

“A Syngenta se orgulha de ser um dos patrocinadores do RenovAção, pois a iniciativa está totalmente alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável que a empresa defende,” avalia Milca Inocêncio, coordenadora de Comunicação de Cana-de-Açúcar da Syngenta.

Contexto
Maior iniciativa de requalificação já promovida pelo setor sucroenergético no mundo, o Projeto RenovAção é uma resposta ao avanço acelerado da mecanização da colheita da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Até o final da safra 2009/2010, cerca de 55% de toda a colheita de cana no estado já era feita por máquinas, sem a queima da palha de cana. Embora a prática traga importantes benefícios ambientais e, no médio prazo, também aumente a produtividade, por outro lado a mecanização afeta diretamente o emprego dos cortadores de cana. Para preparar estes trabalhadores para o futuro que se aproxima, sem o corte manual, o Projeto RenovAção pretende requalificar até sete mil cortadores de cana por ano.

Em fevereiro deste ano (22/02), a cidade de Ribeirão Preto foi a primeira do interior paulista a receber os cursos de requalificação profissional, que deverão se encerrar em agosto. Outras localidades, como Presidente Prudente, Lençóis Paulista, Bauru, Piracicaba e Assis também já tem turmas em andamento. As regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba serão as próximas cidades a receber o RenovAção.


Fonte: União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r