Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 14h19m

Eventos > Simpósio

ES: Incaper realiza VI Simpósio Capixaba sobre Seringueira



São Gabriel da Palha/ES

Com o intuito de discutir o panorama atual de mercado para a borracha e incentivar a atividade como alternativa de reflorestamento e renda nas propriedades rurais, o Instituto capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), realiza juntamente com a prefeitura de São Gabriel da Palha, o VI Simpósio Capixaba sobre Seringueira. A abertura oficial será amanhã (23), às 19 horas, e as atividade prosseguem na quinta-feira (24), das 7h30 às 17 horas, no Centro de Eventos de São Gabriel da Palha.

O público estimado para o evento é de cerca de 600 pessoas, em sua maioria composto de produtores rurais que praticam a atividade ou tem interesse em ingressar no setor. O objetivo é demonstrar que o plantio de seringueira pode representar um bom negócio para os produtores rurais capixabas, além de consolidar o Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores), lançado pelo Governo do Estado durante a quinta edição do mesmo Simpósio, no ano passado.

Dentre as metas do Programa está a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Estado, preferencialmente em consórcio com outras culturas. De acordo com o coordenador do programa de Silvicultura do Incaper, Pedro Galveas, a espécie arbórea pode ser plantada juntamente com o café, cacau, cupuaçu ou palmáceas, formando-se assim um sistema agroflorestal, que traz benefícios ao solo e ainda proporciona mais de uma fonte de renda no mesmo espaço territorial.

Além disso, a seringueira é uma boa alternativa para atender à legislação ambiental com uma atividade rentável, na medida em que essa cultura pode ser explorada em Áreas de Preservação Permanente (APP), como margens de rios, topos de morros e áreas com declividade superior a 45°; incluindo-se também nos conceitos da Reserva Legal, que consiste na obrigatoriedade do reflorestamento de 20% da propriedade rural.

Mercado
Um ponto importante que será abordado durante o Seminário são as tendências de mercado para a borracha. Segundo Pedro Galveas, o Brasil importa atualmente 70% da borracha consumida no país do Sudeste Asiático, o que representa um gasto diário de R$ 3,6 milhões.

O Espírito Santo apresenta 13 mil hectares de área plantada com a Seringueira. Isso representa uma produção de aproximadamente 7,5 mil toneladas de borracha, que correspondem a 6% da produção nacional, estimada em 107 mil toneladas. Entretanto, somente a indústria pneumática consome o dobro da produção nacional.

Ainda de acordo com Galveas, a borracha apresenta atualmente um excelente preço no mercado, sendo vendida em média por R$ 3,00 o quilo, o que representa um valor mais alto até mesmo que o petróleo. Estima-se que quatro hectares plantados com a seringueira geram renda suficiente para manter uma família.

“Os dados demonstram que a heveicultura tem muito espaço para crescer no Espírito Santo e em todo o Brasil, pois há uma grande demanda interna pela borracha. Portanto, o Governo do Estado está incentivando a expansão da atividade, pois além de apresentar um ótimo retorno econômico, contribui para o meio ambiente. A seringueira, além de proteger e regenerar o solo, é uma das plantas que mais retira o gás carbônico da atmosfera”, afirma Galveas.

O Probores
O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”.

O objetivo geral do Probores é promover a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo e, com isso, contribuir para o abastecimento interno do País e propiciar a proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade do homem.

O programa visa a incentivar principalmente os pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar e estejam organizados em associações, cooperativas e assentamentos.

No ano de 2009, foram distribuídas aos agricultores capixabas 300 mil mudas subsidiadas de seringueira, e para 2010 estão previstas mais 300 mil. Os produtores que se interessarem em participar devem procurar o escritório do Incaper de seu município e se inscrever no Programa.

Programação do Seminário
A palestra de abertura, na quarta-feira (23), às 20 horas, ficará por conta do representante da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (ABIARB), Ademar Queiroz do Vale, que irá demonstrar aos agricultores os produtos finais que são produzidos a partir da borracha.

“É possível produzir mais de 50 mil artefatos diferentes a partir da borracha, sendo que 70% do material é destinado à confecção de pneus. È importante que o produtor conheça a importância da matéra-prima que ele produz”, afirma Galveas.

Na quinta-feira (24), especialistas do Incaper, da Seag, da Embrapa e da Revista Lateks, de São Paulo, irão discutir diversos aspectos ligados à implantação, produção e comercialização da seringueira.

Confira:
23 de junho de 2010 – Quarta-feira
19h
Abertura 

20h
A borracha natural e seus usos do mundo
Palestrante: Ademar Araújo Queiroz do Valle – ABIARB – SP

24 de junho de 2010 – Quinta-feira
07h30min
Recepção e inscrição 

8h30min
Avaliação do “Programa de Expansão da Haveicultura Capixaba (PROBORES)”
Palestrante: Pedro Arlindo Galvêas – Engenheiro Agrônomo Embrapa/ Incaper

09h30min
 Produção de mudas de qualidade de Seringueira
Palestrante: Ailton Vitor Pereira – Engenheiro Agrônomo Embrapa/ SNT

10h30min
Intervalo

10h40min
Depoimento de Heveicultores Capixaba

11h40min
Debate

12h
Intervalo

13h30min
 Gerenciamento técnico e econômico de lavoura de seringueira
Palestrante: Itamar Alvino de Souza – Incaper/ Vila Velha

14h20min
Exemplos Práticos do Uso da Seringueira em Áreas de APP e RL
Palestrante: Pedro Luis Pereira Teixeira de Carvalho – Consultor – SEAG

15h
Intervalo

15h15min
Momento Empresarial

16h 20min
Palestra: Situação atual e tedências de mercado da borracha natural
Palestrante: Heiko Hossmann – Revista Lateks – SP

17h 10min
 Encerramento


Fonte: Governo do Espírito Santo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r