Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 14h31m

Agricultura > Frutas

PI: produção de banana é destaque nos platôs



Guadalupe/PI

Os Platôs de Guadalupe já estão se destacando na produção de hortifrutis no Piauí e posssuem dezenas de lotes empresariais já entregues para a fruticultura: banana, maracujá, coco, melancia e goiaba. A produção de banana tem se destacado como modelo do projeto, com 150 hectares implantados. Toda a produção de banana é comercializada nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Ceará. Os investimentos são da ordem de R$ 140 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Técnicos da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), formada pelo diretor presidente, Edilberto Ribamar; diretor operacional de mercado, Vanderley Cardoso; gerente de mercado, Paulo Dantas e auxiliar técnico; João Cícero Lima, visitaram o Projeto Irrigado dos Platôs de Guadalupe, a 345 quilômetros de Teresina - capital do Piauí. Segundo Edilberto Ribamar, o objetivo da visita estava em conhecer melhor o projeto; convidar os produtores do local para expandir o fornecimento de produtos da região para a Ceapi; e ainda, discutir uma possível parceria entre os produtores do projeto irrigado e o maior centro de abastecimento do Piauí.

A equipe percorreu áreas do perímetro irrigado usadas para a plantação de culturas frutíferas, como a banana pacovan, goiaba, maracujá, acerola, coco, mamona e macaxeira. “Nós visitamos um projeto com cerca de dois mil hectares plantados. Eu estou impressionado com a dimensão deste projeto, sua organização e resultados”, observou Paulo Dantas. “Podemos ver a satisfação dos produtores com a alta produtividade da banana, da goiaba, do coco, um conjunto de outras frutas trabalhadas aqui”, acrescentou.

O grupo visitou também a Associação de Irrigantes dos Platôs de Guadalupe e convidou, pessoalmente, os produtores para expandir o fornecimento de produtos da região para a Ceapi. "Teremos o maior prazer de colaborar para esse passo maior", afirma Edilberto. "Faremos o que for possível para que isso aconteça da forma mais rápida possível", acrescenta ele.

Platôs de Guadalupe
O perímetro irrigado Platôs de Guadalupe, localizado no município de Guadalupe, às margens do reservatório da Barragem de Boa Esperança, no Rio Parnaíba, é uma das grandes obras que está em execução através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Piauí.


Fonte: Governo do Piauí














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r