Boa noite!
18/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 14h41m

Animais > Eqüinos

MT: terapia com cavalos faz evoluir comportamento dos praticantes, diz coordenadora so Senar



Várzea Grande/MT

Cerca de 300 pessoas são atendidas todo mês pelo tratamento terapêutico com cavalos por meio do programa Apoena, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT) em parceria com o Centro Equestre de Várzea Grande.

A equoterapia, que atua diretamente na reabilitação motora e mental de portadores de necessidades especial, tem apresentado resultados surpreendentes no comportamento dos praticantes. É o caso da pequena Malren Geisiane de Paula, de 9 anos, portadora de hidrocefalia (distúrbio do sistema nervoso central), que desde 2006, quando começou o tratamento, teve avanços significativos em seu convívio social, conforme relata a mãe Gessilda Pinheiro de Paula, do Jardim Imperial. "É mesmo surpreendente o quanto a equoterapia está influenciando as atitudes dela (Malren), seja na escola ou no relacionamento com outros amiguinhos. Após cada seção, ela fica muito mais tranquila", observa.

De acordo com a coordenadora de equoterapia, Onézia Paes de Barros, o local, que atende de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde, conta com uma equipe composta por 13 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogos, acompanhantes e tratadores, oferecendo todo o suporte necessário para o tratamento.

A coordenadora pedagógica do Senar, Tatiane Perondi, ressalta o trabalho desenvolvido com as crianças no período que antecipa as sessões, quando há interação entre elas com atividades recreativas como desenhos e brincadeiras. "Esta etapa é muito importante, pois é a fase em que elas estão se familiarizando com o espaço e isso torna mais fácil a adaptação e a relação com os profissionais".

Além de Várzea Grande, o Apoena está presente nos municípios de Cuiabá, Santo Antonio de Leverger, Tangará da Serra e Colíder, e ainda se analisam solicitações de Sorriso e Itiquira. De acordo com o coordenador de programas e projetos especiais do Senar-AR/MT, Marciel Becker, em 2009 foram 1.640 pessoas beneficiadas no estado, chegando a 3.670 atendimentos. "Esses números tendem a aumentar este ano, visto que o Senar tem estreitado parcerias".


Fonte: Famato














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r