Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 22 de junho de 2010 - 15h19m

Pesquisa > Silvicultura

PR: Embrapa Florestas participa do programa florestal do Mato Grosso do Sul



Colombo/PR

Na próxima quinta-feira (24), o chefe-geral da Unidade, Helton Damin da Silva, vai assinar um protocolo de intenção do “Projeto de Pesquisa Integrado de Florestas em Mato Grosso do Sul”, entre a Embrapa Florestas, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (SEPROTUR) e a Secretaria de Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia (SEMAC).

O projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas naquele Estado, com a participação de todo o segmento florestal público e privado, visando incentivar o cultivo de florestas plantadas, para o atendimento dos diversos segmentos do setor de base florestal. De acordo com o “Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas”, o Mato Grosso do Sul apresenta uma situação favorável para sustentar a implantação de uma área considerável de florestas, viabilizando o estabelecimento de importante parque industrial de produtos florestais.

Inicialmente, a proposta de programa da Embrapa ao Governo do Estado do Mato Grosso do Sul contempla a realização de pesquisas para um período de cinco anos, visando a ampliação do uso de fontes de germoplasma florestal para atender os usos múltiplos da madeira de florestas plantadas; o aumento dos estudos relativos aos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; o aumento de alternativas para o manejo de Reserva Legal e de Áreas de Preservação Permanente; o incremento de ações de Transferência de Tecnologia; e a criação de um banco de dados do setor florestal. Para o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios, Edson Tadeu Iede, “o estado do Mato Grosso do Sul tem um grande potencial para a cadeia produtiva da madeira e a Embrapa Florestas com sua capacidade técnica pode contribuir para o desenvolvimento do programa florestal daquele Estado”.

Nos últimos anos, a Embrapa Florestas vem participando ativamente da elaboração de programas florestais em diferentes estados brasileiros como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, ampliando a sua atuação em todo território nacional, contemplando o IV Plano Direto da Unidade (PDU) e o Plano de Trabalho da Chefia (2008-2011).

A reunião para assinatura do protocolo de intenção acontecerá no Palácio Popular da Cultura Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS. Além do chefe-geral, participam da reunião o chefe-adjunto de Comunicação Edson Tadeu Iede e a pesquisadora Maria Izabel Radomski.


Fonte: Embrapa Florestas














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r