Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 17h11m

Insumos > Etanol

SP: cresce uso na Suécia de ônibus a etanol que já circula também em São Paulo, informa Unica



São Paulo/SP

A cidade de Estocolmo, capital da Suécia, vai receber em agosto 85 novos ônibus movidos a etanol para integrar sua frota de transporte público, que já é a maior do mundo, reunindo 600 veículos desse tipo. São ônibus fabricados pela montadora sueca Scania, iguais aos dois ônibus que já circulam em São Paulo desde 2007 dentro do Projeto BEST – Bio Ethanol Sustainable Transport, ou Etanol para o Transporte Sustentável, que tem apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

Para o consultor de tecnologia e emissões da Unica, Alfred Szwarc, o exemplo de transporte público sustentável da Suécia tem tudo para ser adotado amplamente também no Brasil. “A perspectiva de incorporação de 200 desses ônibus na cidade de São Paulo foi levantada pelo prefeito Gilberto Kassab quando o segundo ônibus desse tipo foi lançado em novembro de 2009, e esperamos que a novidade seja anunciada em breve. É oportuno lembrar a maior parte do etanol consumido na Suécia é importado do Brasil,” comentou.

Szwarc frisou ainda que o avanço do ônibus a etanol na Suécia é algo muito significativo, pois o país é conhecido mundialmente por suas posições e ações favoráveis à preservação ambiental. “A decisão da empresa gestora de transportes urbanos de Estocolmo, de continuar a investir nos ônibus movidos a etanol, agora em sua versão tecnologicamente mais avançada, é uma prova desse compromisso,” afirmou.

Swarc lembra que a maior parte da tecnologia e aprimoramento do ônibus a etanol é fruto de trabalho realizado no Brasil. O ônibus “verde” tem como característica emissões extremamente baixas de poluentes, em função do uso de um combustível renovável e de baixo carbono.

Projeto Best
Idealizado ela União Européia e coordenado pela Prefeitura de Estocolmo, o Projeto Best tem estudos no Brasil liderados pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), que é o coordenador do projeto e responsável pelo acompanhamento do desempenho dos veículos que hoje rodam em São Paulo.

Os novos ônibus que rodarão em Estocolmo vão ser equipados com um motor que atende aos mais avançados limites para emissões vigentes no mundo – os limites Euro5 e EEV (Environmentally Enhanced Vehicle), que ainda não estão em vigor no Brasil.

O Conselho do Condado de Estocolmo (Stockholm County Council), dono da empresa de transportes, Storstockholms Lokaltrafik’s, traçou uma meta para que até 2012 pelo menos 50% de todo o transporte na cidade de Estocolmo utilize combustíveis renováveis. No final do ano 2009, este número já representava cerca 30%.

A Scania tem mais de 20 anos de experiência com ônibus movidos à etanol. A empresa já entregou um total de 700 ônibus, sendo que mais de 600 foram para cidades suecas. Nos últimos anos, a Scania também entregou ônibus movidos a etanol para serviços comerciais na Grã Bretanha, Espanha, Itália, Bélgica, Noruega, entre outros.


Fonte: União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r