Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 17h24m

Eventos > Outros

MG: curso de julgamento abre programação da Megaleite 2010 em Uberaba



Imagens

No ano passado, o Curso de Julgamento também fez parte do calendário da Megaleite

Foto: Divulgação / Girolando



Uberaba/MG

A cidade de Uberaba (MG) sedia a partir de amanhã (24) a Copa do Mundo do Leite, a Megaleite 2010. A feira reunirá as principais raças leiteiras do país e deve levar para a pista do Parque Fernando Costa mais de dois mil animais. O 20° Curso Intensivo de Julgamento da Raça Girolando abrirá a programação da mostra, a partir das 14h. Setenta pessoas, entre agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, estudantes das Ciências Agrárias e produtores rurais, estão inscritas.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando José Donato Dias Filho fará a abertura do curso, às 14h30, na Sala VIP, do Parque Fernando Costa. Na sequência, haverá uma série de palestras sobre a evolução da raça Girolando, as estratégias de cruzamento, ferramentas de seleção, entre outros assuntos. Na sexta-feira, as palestras enfocarão a nutrição de rebanhos leiteiros e os padrões raciais. Durante as aulas práticas, que ocorrerão no sábado e domingo, os participantes aprenderão a morfologia do gado leiteiro, o padrão racial de cada grau de sangue e como são feitos os julgamento de machos e fêmeas. O curso será encerrado no dia 27, data em que os animais inscritos para a Megaleite 2010 começarão a ser recepcionados e identificados pelos técnicos.

A abertura oficial da feira será na segunda-feira, às 8h, com a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, que deve contar com a presença de autoridades locais e nacionais. Logo em seguida, ocorrerá a Audiência Pública Externa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O tema será “Políticas para a cadeia produtiva do leite”, no Salão Nobre da ABCZ. Deputados federais e produtores rurais de várias regiões são esperados para a audiência pública. “Será a oportunidade de debatermos as políticas para o setor, que tem crescido no Brasil, mas ainda sofre com baixos preços pagos ao produtor”, diz o presidente da Girolando.

A Megaleite deve receber a visita de criadores de todo o Brasil e de outras nações, principalmente de países da faixa tropical do mundo. Eles terão a oportunidade de adquirir animais nos 12 leilões agendados e acompanhar durante os julgamentos os avanços das raças Girolando, Gir Leiteiro, Indubrasil, Guzerá, Holandês e Jersey, além dos búfalos. As disputas na pista começam a partir do dia 28 e vão até o dia 4 de julho. Para as raças Girolando e Gir Leiteiro, ainda haverá o Torneio Leiteiro, onde as fêmeas com melhor produção de leite serão as grandes campeãs.

A programação da mostra ainda terá no dia 4 de julho a 8ª Exposição de Carros Antigos e Exóticos. Já os estudantes do Ensino Fundamental participarão do Projeto Giroleite nos dias 29 e 30 de junho. A programação inclui peça teatral e excursão cultural temática por cenários didáticos, que serão montados no Parque Fernando Costa. No ano passado, o Giroleite contou com a participação de 3.113 alunos. O projeto é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pelo Museu do Zebu em parceria com a Universidade de Uberaba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFET), Secretaria Municipal da Educação e Cultura, 39ª Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e ABCZ.


Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r