Boa tarde!
15/10
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 18h07m

Eventos > Feira

PI: Acauã sedia quarta edição de feira de ovinos e caprinos



Acauã/PI

Neste sábado (26) e domingo (27), a cidade de Acauã (PI), a 463 quilômetros ao sul de Teresina, sedia a quarta edição da Feira de Caprinos e Ovinos, ExpoAcauã. A feira funcionará na Praça Félix Holanda, no centro do município. O evento vai contar com a participação de 40 criadores de caprinos e ovinos, tendo exposição de cerca de 1,5 mil animais. A programação contará também com concursos para escolha do animal mais pesado e da cabra com maior produção de leite.

“A Unidade Móvel de Apoio à Ovinocaprinocultura do Sebrae no Piauí estará presente na feira realizando exames parasitológicos no rebanho. Os criadores também poderão participar de palestras sobre Manejo de Caprinos e Ovinos”, informa o gestor do Projeto Aprisco do Araripe do Sebrae no Piauí, Manoel Inácio Gomes Neto.

O trabalho do Sebrae junto aos produtores da região contribuiu para o aumento do rebanho, melhoria genética dos animais e facilitou a aquisição de matrizes e reprodutores de alta linhagem. “Incentivamos também a criação de uma entidade representativa do setor. Agora estamos trabalhando a comercialização e a feira é uma forma de os produtores mostrarem a qualidade de seus animais ao mercado”, explica Gomes Neto.

Pássaro
Além das palestras, os produtores de ovinos e caprinos receberão também consultorias tecnológicas em manejos de crias, reprodutivo, sanitário e alimentar.

A quarta ExpoAcauã é uma ação conjunta do Sebrae no Piauí; Prefeitura Municipal de Acauã e Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Acauã, com apoio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho de caprinos e ovinos de Acauã totaliza quase 30 mil animais.

Acauã é uma cidade da região sul do Piauí, localizada na microrregião de Picos. A emancipação política do município se deu em 1995, quando Acauã foi desmembrada de Paulistana. A cidade recebeu esse nome porque na estação de trem que ali existia, aves acauã pousavam nas árvores e todos os dias pela manhã cantavam “acauã, acauã”, fazendo ecoar o som que mais tarde passou a ser a denominação do município. Acauã tornou-se conhecida mundialmente quando, em 2003, sediou a solenidade de lançamento nacional do Programa Fome Zero.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r