Boa noite!
18/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 18h18m

Eventos > Seminário

RS: Santana do Livramento sedia evento sobre produção de leite nesta quinta-feira



Santana do Livramento/RS

Nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de junho, a Emater/RS-Ascar participará do II Seminário Rumos da Bacia Leiteira, em Santana do Livramento. O evento é promovido pelo Arranjo Produtivo Local do Leite, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrário, Coperforte, Aplesa, Associação de Criadores de Gado Holandês, Coptec, Banco do Brasil, Fepagro e Unipampa e tem a expectativa de receber 250 pessoas. A abertura está prevista para às 9h, no auditório da Unipampa.

Este será o segundo Seminário organizado para avaliar o trabalho desenvolvido ao longo do ano. No evento, serão apresentadas as palestras Tendências para o setor leiteiro; Importância do sal mineral na produção leiteira; Leite a base de pasto; Manejo sustentável de solos arenosos, com enfoque na produção de leite; Instrução Normativa 51 e Licenciamento ambiental para propriedades leiteiras, apresentada pelo técnico da Emater/RS-Ascar, agrônomo Henrique Bartels. Também faz parte da programação a apresentação do projeto de apoio à cadeia produtiva do leite e do APL de leite, relato de produtores locais e atualização do diagnóstico da bacia leiteira de Santana do Livramento.

A pecuária leiteira está em pleno desenvolvimento no Rio Grande do Sul e também no Brasil. Dados da Emater/RS-Ascar de 2007 mostram que o setor lácteo movimenta mais de R$ 8 bilhões por ano e que a cadeia produtiva, direta e indireta, é estimada em 730 mil pessoas.

O Rio Grande do Sul é o segundo na produção de leite, perdendo apenas para Minas Gerais. A produtividade gaúcha é de 2.336 litros/vaca/ano, sendo a segunda maior média estadual, ficando atrás apenas de Santa Catarina (IBGE, 2008). Atualmente, a produção no Estado é de 3,31 bilhões de litros de leite (2,9 bilhões em 2007). Este volume representa 11,7% da produção nacional, que, em 2008, foi de 27,5 bilhões. Enquanto o crescimento da produção nacional é de 5,5% em média, no Rio Grande do Sul o incremento foi de 12,6%. Além disso, o total é de 134.654 produtores gaúchos. A região de Bagé responde por 4% do volume total do Estado, sendo que os principais municípios produtores são Aceguá, Santana do Livramento e Alegrete.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r