Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 18h29m

Cursos > Soja

MG: benefícios da soja para a alimentação humana é tema de curso em Uberaba



Uberaba/MG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove no próximo dia 3 de julho, em Uberaba, o "2º Curso Aplicado de Soja para Alimentação Humana". O objetivo é apresentar os benefícios da incorporação da soja à alimentação humana, baseados nos resultados do projeto "Melhoramento Genético da Soja para a Alimentação Humana em Minas Gerais", desenvolvido desde 2004, pela parceria Epamig/Embrapa/ Fundação Triângulo.

O curso, com duração de 8 horas, será ministrado pelas pesquisadoras da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba Ana Cristina Juhász, Maria Eugênia Lisei de Sá e pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IF Triângulo), Sueli Ciabotti. A programação está dividida em uma etapa teórica - onde serão apresentadas as cultivares BRSMG 790A e BRSMG 800A, desenvolvidas pelo projeto, e uma parte prática - na qual os participantes vão preparar pratos à base de soja, como: arroz com soja verde, hambúrguer de soja, suco de soja com sabor maracujá, dentre outros.

O evento é aberto à comunidade em geral. "O curso é destinado a todo o tipo de público e, principalmente, às donas de casa, que por lidarem diretamente com a escolha dos alimentos servidos em suas casas e por poderem ser nossas aliadas na divulgação dos resultados desse projeto. Nosso objetivo é estimular a adoção dessas novas cultivares, que possuem grãos mais palatáveis, em pratos típicos da culinária local", destaca Maria Eugênia Lisei. Entre os produtos que serão preparados no curso estão o tropeiro de soja, a feisoja (soja cozida com feijão carioquinha) e a salada de soja. Uma cartilha com receitas de pratos derivados de soja será distribuída aos participantes.

As inscrições para o "2º Curso Aplicado de Soja para Alimentação Humana", no valor de R$ 15, devem ser feitas na sede da Fundação Triângulo - rua Afonso Rato, 1301 - bairro Mercês, Uberaba.

Novas cultivares apresentam sabor mais agradável
Das variedades de soja estudadas pelo projeto "Melhoramento Genético da Soja para a Alimentação Humana em Minas Gerais", duas tem se destacado pelo sabor e pela atratividade dos grãos. A BRSMG 790A, lançada em 2008, se destaca pelo sabor adocicado e é recomendada no preparo de saladas e derivados como sucos e queijos. Já a BRSMG 800A - soja marrom - é indicada para a mistura com o feijão, no preparo de pratos como o tropeiro (na proporção de 60% de soja e 40% de feijão).

Soja na merenda escolar
A parceria Epamig/Embrapa/Fundação Triângulo conduz também um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), "Popularização do uso da soja marrom na alimentação humana", que visa introduzir alimentos à base de soja na merenda escolar. Por isto, estão sendo realizadas duas edições especiais do "Curso Aplicado de Soja para Alimentação Humana". "Ministramos o curso para cozinheiras de creches públicas de Uberaba, como forma de estimular a inclusão do grão na merenda dos alunos", informa Maria Eugênia. O primeiro treinamento foi realizado no dia 29 de maio com a participação das cozinheiras da Creche Coração de Maria.


SERVIÇO

2º Curso Aplicado de Soja para Alimentação Humana
Data: 3 de julho de 2010
Horário: 8h (carga horária 8 horas)
Local: Campus Uberaba do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Triângulo - Avenida Edílson Lamartine Mendes, 300 - Uberaba.
Inscrições: R$ 15 (almoço incluído)
Informações: (34) 3317-7658 - EPAMIG Triângulo e Alto Paranaíba


Fonte: Epamig














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r