Bom dia!
21/10
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 12h19m

Eventos > Outros

MG: Minas inaugura Centro de Excelência em Bioinformática na próxima segunda



Belo Horizonte/MG

O Centro de Excelência em Bioinformática (CEBio) será inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (28). Já em funcionamento há alguns meses, o CEBio é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas).

Ponto central de uma rede de núcleos de bioinformática em Minas, o CEBio fornece às empresas e pesquisadores informações e computadores de alta performance em processamento e armazenamento de dados para a realização de análises computacionais de informação biológica.

Entre os anos de 2008 e 2009, R$ 2,5 milhões foram investido pelo Governo do Estado na infraestrura do CEBio. Segundo a coordenadora do APL de Biotecnologia, Gislaine Aparecida da Silva, o centro já funcionava como um núcleo desde 2001. “A partir desses investimentos, nós aumentamos a capacidade de atendimento e conectamos o centro a outros oito núcleos, formando a rede de Bioinformática”.

Desta forma, o CEBio busca dar suporte para as redes de pesquisa financiadas pela Fapemig - Rede Genoma de Minas Gerais, Rede Mineira de Biomoléculas, Rede Mineira de Biotecnologia para o Agronegócio e Rede Mineira de Propriedade Intelectual. “Hoje, trabalhamos prioritariamente com sequenciamento e geração de dados de genomas de interesse do estado, nas áreas de saúde, veterinária e agricultura”, afirma o coordenador do CEBio e pesquisador do CPqRR/Fiocruz Minas, Guilherme Oliveira.

Segundo Guilherme Oliveira, essa proposta é única em todo o Brasil. “O Estado investe no setor de biotecnologia e abre caminho para que toda a indústria tenha acesso aos avanços dos estudos de genômica e bioinformática”, explica. Hoje o CEBio é procurado por pesquisadores internacionais e usa estrutura física funciona no 3º andar do número 741 da rua Araguari, no Barro Preto.

Atualmente o centro atende a 13 projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais. Entre elas, o National Institute of Health e Bill&Melinda Gates Fundation (Score), ambas norte-americanas. Além de fornecer acesso às informações e à capacidade de processamento de dados, também atua na formação de mão de obra qualificada, em parceria com instituições de ensino para atender à demanda crescente do mercado.

Núcleos
Entre as ações de estruturação realizadas nos primeiros meses de funcionamento estão a implantação de computadores de alto desempenho e a capacitação de pessoal, como pesquisadores, técnicos e bolsistas. Em parceria com diferentes instituições brasileiras, foram criados os chamados Núcleos de Bioinformática.

Para cada um foi disponibilizado o equipamento e o pessoal necessário. As instituições envolvidas são as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ), Lavras (UFLa) e Juiz de Fora (UFJF), e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Além delas, participam instituições públicas – a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – e uma empresa privada, única a não receber repasse do governo, que é o Instituto Brasileiro de Biotecnologia e Bioinformática (ITB3), com sede em Belo Horizonte.

“Cada instituição tem capacidades que serão exploradas para o desenvolvimento da bioinformática. A Universidade de Viçosa, por exemplo, tem excelência na análise de dados genéticos. Já a PUC Minas tem experiência na modelagem de proteínas. Elas têm pessoal com o conhecimento necessário para desenvolver as pesquisas, mas às vezes não têm estrutura de equipamento, que nós oferecemos”, analisa Corrêa. Neste mês de maio, começa processo de treinamento de pessoal em cada Núcleo de Bioinformática.

Para mais informações, acesse: www.cebio.org.br


Fonte: Governo de Minas Gerais














© Copyright 2017, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r