Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 14h21m

Eventos > Simpósio

ES: simpósio capixaba sobre seringueira estimula a prática da heveicultura



São Gabriel da Palha/ES

“O plantio de seringueira representa um bom negócio para os produtores rurais capixabas e a borracha apresenta atualmente um excelente preço no mercado, o que é uma boa alternativa para a agricultura familiar”, disse o coordenador Estadual do Programa de Silvicultura, Pedro Galvêas, durante palestra no VI Simpósio Capixaba sobre Seringueira.

O evento, que acontece no Centro de Eventos de São Gabriel da Palha, tem como objetivo discutir o panorama atual de mercado para a borracha e incentivar a atividade como alternativa de reflorestamento e renda nas propriedades rurais. As atividades prosseguem nesta quinta-feira (24), até as 17 horas.

Cerca de 300 produtores de todo o Estado participam do evento e Pedro Galvêas falou sobre as ações do Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores). Dentre as metas está a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo, de preferência em consórcio com outras culturas.

“Em 2009 distribuímos mudas de seringueira para 35 municípios capixabas, e hoje temos aproximadamente 13 mil hectares de seringueira no Estado. Estamos trabalhando com as metas do Governo e do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para chegarmos a 75 mil hectares em 2025”. A muda pode ser plantada juntamente com o café, cacau, cupuaçu ou palmáceas, formando assim um sistema agroflorestal, que traz benefícios ao solo e ainda proporciona mais de uma fonte de renda no mesmo espaço territorial, apontou Galvêas.

Para o pequeno produtor do município de Apiacá, Antônio José Ribeiro, a produção em conjunto com outra cultura e o valor de venda do látex tem feito a alegria da família. “Moro no Assentamento Texeirinha e tenho mil seringueiras que produzem até 900 quilos de látex, o valor da venda, a R$ 2,75 mais a venda da café fazem a renda da minha família. Se eu tivesse mais terra eu queria plantar mais”, celebrou.

O Probores
O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”.

O objetivo geral do Probores é promover a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo e, com isso, contribuir para o abastecimento interno do País e propiciar a proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade do homem.

O programa visa a incentivar principalmente os pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar e estejam organizados em associações, cooperativas e assentamentos.

No ano de 2009, foram distribuídas aos agricultores capixabas 300 mil mudas subsidiadas de seringueira, e para 2010 estão previstas mais 300 mil. Os produtores que se interessarem em participar devem procurar o escritório do Incaper de seu município e se inscrever no Programa.

Novo Pedeag
Investimentos voltados para o desenvolvimento da heveicultura capixaba estão previstos no “Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período 2007/2025”. O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br.


PROGRAMAÇÃO

13h30min
Gerenciamento técnico e econômico de lavoura de seringueira
Palestrante: Itamar Alvino de Souza – Incaper/ Vila Velha

14h20min
Exemplos práticos do uso da seringueira em áreas de APP e RL
Palestrante: Pedro Luis Pereira Teixeira de Carvalho – Consultor – SEAG

15h
Intervalo

15h15min
Momento empresarial

16h20min
Palestra: Situação atual e tendências de mercado da borracha natural
Palestrante: Heiko Hossmann – Revista Lateks – SP

17h10min
Encerramento


Fonte: Governo do Espírito Santo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r