Boa noite!
16/08
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 14h30m

Eventos > Palestra

RO: palestra orienta produtores rurais sobre manejo e reprodução do gado de leite



Rolim de Moura/RO

A equipe da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) de Rolim de Moura promoveu, nesta última semana, Dia Especial sobre Bovinocultura Leiteira.

O objetivo foi levar aos agricultores familiares novas técnicas e orientações sobre manejo e reprodução do gado de leite. Realizado na Câmara Municipal, o evento contou com a participação de 115 agricultores familiares.

A bovinocultura leiteira tem crescido muito nos últimos anos. Grande parte desse sucesso deve-se ao incentivo que o governo estadual, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) dá aos agricultores familiares. Porém se não fosse o empenho desses mesmos agricultores, que aceitaram as orientações da Emater e investiram, com seu suor, em suas propriedades, o Estado não seria hoje, o maior rebanho de bovinos da região norte.

Se a produção de leite em Rondônia atinge números significativos – mais de dois milhões de litros de leite/dia – é porque houve um melhoramento genético. E esse melhoramento vem trazendo resultados cada vez mais próximos dos grandes produtores de leite do país. Basta observar os resultados obtidos nos com cursos leiteiros que estão sendo realizado paralelamente às exposições agropecuárias, em especial com animais nascidos de inseminação artificial, e compará-los com os animais nascidos de forma tradicional.

O Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite) tem assistido 420 propriedades referenciais nos 52 municípios do Estado. Executado pela Emater sua ação tem incentivado a reprodução de animais geneticamente melhorados. Durante as atividades do Dia Especial de Bovinocultura Leiteira, os participantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre acasalamento dirigido, ou seja, o acasalamento com uso de animais geneticamente superiores com o objetivo de produzir animais cada vez melhores.

Para Francisco Evaldo de Lima, secretário de Agricultura, a melhoria do rebanho leiteiro tem propiciado melhorias tanto para os agricultores como para o Estado. Além de ter um grande incremento na sua economia, Rondônia desponta na região em produção de leite e o agricultor vê a sua vida e de sua família melhorar economicamente.


Fonte: Governo de Rondônia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r