Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 14h33m

Eventos > Outros

MG: 6º Passeio de Turismo Rural em Ipatinga será no domingo



Ipatinga/MG

No próximo domingo (27) será realizada a 6ª edição do Passeio Rural em Ipatinga, organizado pela equipe local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal. O passeio é uma iniciativa da Associação dos Empreendedores de Turismo de Ipatinga (AETRI). O objetivo é a interação entre os moradores da zona urbana com a zona rural, visando o conhecimento da cultura, das manifestações, da culinária e do artesanato.

O passeio será na zona rural do município, com uma caravana de 100 participantes, que conhecerão algumas propriedades voltadas para o turismo rural em Ipatinga. “Assim, haverá uma aproximação dos meios rural e urbano, numa tentativa de implementar o turismo local, inserindo nessa atividade a comunidade, gerando desenvolvimento e renda para as famílias de maneira sustentável”, como informa a extensionista da Emater-MG de Ipatinga, Alessandra Araújo Vasconcelos.

A excursão começará às 8h e vai até às 16h. O ônibus para levar a caravana tem saída marcada em frente à Prefeitura de Ipatinga. As inscrições podem ser feitas na Emater-MG do município, que fica na Rua Mariana, 119, sala 204, Centro. O valor é de R$ 20,00 para custear o almoço e o lanche. As vagas são limitadas para 100 pessoas.


ROTEIRO

O passeio começa na visita ao Leão Deitado, uma pedra na comunidade da Tribuna que tem o formato de um leão e é tombado como Patrimônio Cultural de Ipatinga. Após a visita, haverá um café da manhã no Sítio do Zaca, do proprietário José Zacarias, seguido de caminhada ecológica pela propriedade e entretenimento na comunidade Tribuna.

Na comunidade do Ipaneminha, os participantes conhecerão uma igreja tombada pelo Patrimônio Cultural de Ipatinga. Haverá ainda jogos de bingo, passeio a cavalo, venda de quitandas e apresentações artísticas. O almoço será servido na comunidade do Taúbas, no sítio do Jurani, do produtor Jurani Onofre Pereira. Fechando a programação, haverá a apresentação de uma banda de forró.


TURISMO RURAL

Ipatinga tem a zona rural caracterizada por um relevo montanhoso, responsável pelo clima ameno da região. A riqueza de recursos hídricos é comprovada pela presença de abundantes cachoeiras. Com matas preservadas, o território se encontra dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Ipanema. Outro fator que favorece o turismo rural são as propriedades que se adequaram com investimentos em infraestrutura, tais como, construção de piscinas, churrasqueiras e campos de futebol.

Com o tempo, o turismo rural se transformou no foco de empreendedores das comunidades de Tribuna, Ipanemão, Ipaneminha, Taúbas, Pedra Branca e Córrego dos Lúcios, que posteriormente se uniram, formando a AETRI. O objetivo da associação é criar um espaço de discussão e buscar melhorias no setor de turismo rural. A associação vem desenvolvendo trabalhos de divulgação e conhecimento dessa zona rural por parte da população urbana de Ipatinga. Em 2009 a AETRI criou o Roteiro Turismo Rural. Os participantes da associação são empreendedores e moradores do local, sendo parte deles, atendidos pela Emater-MG, em seus Programas Estruturadores.

O último passeio rural aconteceu no dia 14 de março desse ano e teve as 100 vagas preenchidas. As comunidades de Taúbas, Pedra Branca e Ipaneminha estavam no roteiro da 5ª edição. “As pessoas que participam do turismo rural sempre se inscrevem de novo e a impressão é ótima. Muitos não sabiam da existência da zona rural de Ipatinga, da cultura e da sua beleza”, expressa a extensionista da Emater-MG Ana Laura Chaves Veloso.


Fonte: Emater/MG














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r