Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 14h47m

Eventos > Dia de Campo

DF: Dia de Campo na TV mostra técnicas para redução do estresse no transporte de peixes



Brasília/DF

O tema principal do Dia de Campo na TV é "Redução do estresse no transporte de peixes". O programa vai ao ar , sexta-feira( 25), pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo( 27), às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

Cada vez mais o transporte de peixes vivos é uma prática de manejo da piscicultura que tende a se profissionalizar, como observado em cadeias produtivas bem estabelecidas no mundo, por exemplo as carpas na China, o catfish nos Estados Unidos e o salmão no Chile. No Brasil, diversos produtos e procedimentos estão sendo estudados para o aperfeiçoamento da prática de manejo das diferentes espécies de peixes cultivadas.

É importante tomar cuidados em cada etapa do transporte, sendo que cada uma depende diretamente da outra. Infelizmente na maioria das vezes, se algum erro acontece durante o transporte, esse será visualizado somente alguns dias após com a observação de peixes mortos no local de destino. Nessa hora já é praticamente impossível detectar onde ocorreu a falha.

Produtos adicionados na água de transporte auxiliam na redução de estresse em peixes, mas não resolvem totalmente os problemas de manejo executados por equipes inexperientes, uso de material inadequado e falta de cuidados no manejo geral do cultivo como alimentação correta, manutenção da qualidade da água e utilização de densidades de estocagens apropriadas.

Os produtos recomendados para uso durante o transporte ajudam na prevenção do estresse durante o transporte, fazendo valer a relação custo beneficio. As chances de sucesso da prática de manejo são fortalecidas, já que algumas melhorias nas condições gerais do transporte são proporcionadas pelo sal, gesso, óleo de cravo e zeolitas, que servem como estímulo da produção de muco, diminuição da movimentação excessiva dos animais e do acúmulo de amônia na água de transporte.

O Dia de Campo na TV sobre "Redução do estresse no transporte de peixes" tem a produção da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Educativa São Carlos / SP (canal 48) às quintas-feiras - 18h30
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras - 22h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados - 8h

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r