Bom dia!
22/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 14h53m

Eventos > Reunião

PR: consultores e gestores de agronegócio do Sistema Sebrae reúnem-se em Curitiba



Curitiba/PR

Consultores e gestores de programas de agronegócio do Sistema Sebrae estão reunidos, desde a última segunda-feira (21), na sede do Sebrae no Paraná, em Curitiba. Técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal participam do curso Projetos da Agroindústria Familiar até esta sexta-feira (25).

Em pauta, os gestores e consultores discutem questões relacionadas à viabilidade e implantação das agroindústrias familiares, quanto aos processos de formalização e legislação, aspectos tributários, ambiental e sanitário, bem como os processos para a elaboração de projetos para a captação de recursos disponíveis, por exemplo, pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ministrado por dois especialistas do Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais (Deser), entidade não-governamental que atua para contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar e de suas organizações, o curso reforça a iniciativa do Sebrae em promover o fortalecimento e o desenvolvimento das agroindústrias familiares como pequenos negócios sustentáveis, responsáveis pela geração empregos e renda. O gerente nacional da Unidade de Agronegócio do Sebrae, Paulo Alvim, participou da abertura do curso.

Mapeamento de experiências
Segundo o coordenador nacional de Projetos Multisetoriais de Agronegócio do Sebrae, Pedro Pessoa, o segmento da agroindústria se destaca pela sua transversalidade. “Queremos dialogar com entidades que tenham expertise em trabalhar com ações para as agroindústrias familiares e aliar ao conhecimento que o Sebrae já dispõe para o segmento. Assim, neste curso, que reúne vários estados, estamos mapeando experiências e gargalos para desenvolver uma estratégia nacional de atuação”, explica Pedro Pessoa.

A coordenadora estadual do setor de Agronegócio do Sebrae no Paraná, Andreia Claudino, avalia que o curso é importante para alinhar o conhecimento sobre agroindústrias e, com isso, estabelecer uma linguagem sobre as adequações necessárias para que os produtores de pequenas propriedades conquistem novos mercados. Ainda de acordo com Andreia, no Paraná, a entidade trabalha com produtores nas regiões centro-sul, oeste, sudoeste, norte e noroeste. “Atuamos com a implantação de boas práticas nas agroindústrias familiares no Estado, o que é uma exigência do mercado”, cita como exemplo.

Léa Lagares, que coordena nacionalmente a carteira de Fruticultura e Vitivinicultura do Sebrae, diz que a atuação da instituição visa levar soluções a toda a cadeia produtiva e não só à produção primária. “Trabalhamos há algum tempo com as agroindústrias. Para o Sebrae, a viabilidade das agroindústrias familiares é fundamental pela sua agregação de valor e resgate cultural”, observa.

Para o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo e assessor técnico do Deser Ezio José Gomes, o produtor precisa de orientações para adequar sua propriedade às exigências do mercado. “É um processo complexo e por isso é tão importante o papel do consultor para orientar sobre processos de viabilidade, legislação e projetos”, diz.

O curso Projetos da Agroindústria Familiar é uma ação da Universidade Corporativa Sebrae, iniciativa que promove ações educacionais para o desenvolvimento de competências dos colaboradores e profissionais credenciados.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r