Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 16h35m

Eventos > Outros

SC: agricultores familiares de Forquilhinha comemoram a constituição de sua cooperativa



Forquilhinha/SC

Após nove meses de reuniões, assembléias e encaminhamentos burocráticos, um grupo de 23 agricultores de diversas comunidades rurais de Forquilhinha consegue organizar e constituir a Coonafor - Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha.

A organização é o resultado da necessidade sentida por um grupo de produtores que, desde 2007, fornece produtos agropecuários para o Programa de Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar – CAEAF, o chamado Projeto CONAB do Governo Federal. Este projeto é parte do conhecido Fome Zero do Governo Lula, e tem como objetivo fornecer alimentos à Instituições que atendam pessoas em situação de risco alimentar e, também, organizar os agricultores familiares para que possam participar do chamado mercado institucional do Estado Brasileiro.

Além disto, a Coonafor se constitui em uma organização cooperativa com objetivo de viabilizar o acesso de agricultores familiares do município a todos os tipos de mercados com seus produtos hortifrutigranjeiros “in natura” e produtos industrializados por pequenas unidades agroindustriais do município, possibilitando o desenvolvimento de seus negócios.

“Este momento é mais um passo do antigo sonho que nós agricultores temos de melhorar as oportunidades de trabalho e sustento para nós e, nossos filhos”, disse o presidente da Coonafor, agricultor Nilson Loch. Lembrando que a cooperativa quer funcionar como uma espécie de guarda chuva no desenvolvimento dos inúmeros pequenos negócios dos agricultores.

Presente no encontro, o prefeito de Forquilhinha, Wanderlei Alexandre enalteceu a iniciativa. “É um importante instrumento de desenvolvimento dos agricultores que vai lhes permitir melhor acesso à negócios e renda, trazendo desenvolvimento para o nosso município. Parabéns pela iniciativa e contem com nosso apoio”, afirmou.

“Há muito tempo os agricultores familiares de Forquilhinha buscam desenvolver instrumentos que lhes permitam comercializar seus produtos direto nos mercados. Esta é sem dúvida uma grande oportunidade de conseguir isso e melhorar a renda rural” , assegurou o engenheiro agrônomo da Epagri de Forquilhinha, Volnei Meller.

Com o apoio da Epagri, por meio da participação do extensionista local, economista Joelcyr Lanzarini e das Secretaria Municipais de Educação e Agricultura, através de seus respectivos titulares Rosemery De Lucca Minatto e Dimas Kammer, a COONAFOR passa agora a participar das licitações da merenda escolar, por meio da recém aprovada Lei 11.947 de 16/06/2009, também antiga reivindicação dos agricultores familiares do Brasil.

“São os primeiros passos de um empreendimento que tem grande potencial e possibilidade de sucesso e que, sendo bem conduzido, certamente será protagonista de importantes ações no desenvolvimento do espaço rural do município de Forquilhinha e região”, acredita Volnei.


Fonte: Epagri














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r