Bom dia!
18/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 16h52m

Eventos > Reunião

SC: Epagri realiza reunião técnica sobre novas variedades de vime



Rio Rufino/SC

A Epagri de Rio Rufino, com apoio das gerências regionais de Lages e São Joaquim e a Estação Experimental de Lages, realizou uma reunião técnica, no dia 18 de junho, com os agricultores familiares da Comunidade de Goiabeira em Rio Rufino, sobre novas variedades de vime.

Na reunião foi feito um breve relato histórico das ações desenvolvidas pela Epagri nesta atividade, no município e na região da Serra Catarinense. Foi lembrado que no início dos trabalhos havia disponível para o cultivo de vime somente o Salix X rubens ou vimeiro comum, que está presente há várias décadas nesta região produtora.

A Epagri, visando dar mais opções de variedades aos viminicultores, iniciou em 1998 a formação de uma coleção de variedades e híbridos, importando materiais de países como França, Itália, Alemanha, Portugal, Argentina e Chile, além de realizar algumas coletas locais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A coleção foi formada com a introdução de 105 tipos de vimes diferentes em três linhas, vimes especiais para artesanato, vimes para produção de celulose e energia e vimes para floricultura in natura e desidratado. Desses últimos sobreviveram em torno de 45 materiais com potencial produtivo para a região.

Desde 2002 a Epagri vem estudando 12 materiais em unidades de observação, nas propriedades dos viminicultores da região. Nesta reunião foram apresentadas à comunidade, uma variedade da linha de artesanato e uma da linha de floricultura. O vime denominado de borracha tem características de resistência a torção, o que permite produzir artesanato de boa qualidade e utilizar para amarração de parreiras. O vime tortuoso é o de varas retorcidas, próprio para uso em arranjos florais.

“A escolha desta comunidade para o experimento é porque, principalmente o “vime borracha”, tem demonstrado maior potencial produtivo em áreas com altitudes superiores a 1200 metros”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri de Lages, Antonio Edu Arruda, informando que na propriedade do agricultor Jaison Ribeiro da Silva, onde foi realizado o evento existe uma unidade de observação de vime que foi implantada em 2009.

Na ocasião foram distribuídas estacas e mudas de vime aos produtores interessados em testar os novos materiais em suas propriedades com o objetivo de oferecer nova alternativa de geração de emprego renda de forma sustentável.


Fonte: Epagri














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r