Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 17h40m

Eventos > Encontro

RJ: agroindústria familiar em debate no Norte Fluminense



São João da Barra/RJ

O I Encontro de Agroindústria do Norte Fluminense, realizado ontem (23), no Sesc Grussaí, em São João da Barra, foi marcado por uma intensa programação sobre maneiras de agregar valor à agroindústria familiar, com palestras sobre boas práticas, legalização, formação de preços, legislação específica e comercialização.

- As entidades trabalhando juntas podem ajudar os pequenos produtores e capacitá-los como microempresários - comentou o gerente do Sebrae/RJ na região Norte, Gilberto Soares, na mesa de abertura.

- Estamos empenhados em fortalecer os microprodutores, por meio de diversos programas, como o Rio Rural, Prosperar e Rio Leite, entre outros - complementou Ronaldo Soares, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.

Na ocasião, também foi apresentado o diagnóstico feito com 28 agroindústrias da região Norte, ação do projeto Território da Cidadania – Norte Fluminense, do Sebrae/RJ.

- Observamos que 65% delas têm mais de 10 anos de mercado, 79% participam de cursos de gestão e também buscam reduzir custos do processo produtivo. No entanto, 82% não utilizam controle de acompanhamento e 64% não controlam a produção - explicou Bernardo Pereira Monzo, analista do Sebrae/RJ.

Os dados serviram de base para o planejamento de ações a fim de solucionar os problemas encontrados. Os presentes também puderam conhecer os projetos da Secretaria de Agricultura de São João da Barra.

Acesso a mercado
Paralelamente, foi realizada a I Feira de Produtos Agroindustriais, com mostra e comercialização de artesanato, produtos agroindustriais (doces, laticínios, tilápias em cubos e filés etc) e da agricultura familiar. O produtor Fernando Terra foi um dos expositores. Ele produz doces artesanais – trabalho aprendido com o pai, o já falecido Reynaldo Terra.

- Buscamos estar presentes em feiras e eventos para divulgar nossos produtos e também comercializá-los. Recentemente, participei de um festival gastronômico em Macaé e também vendo os doces na feira de Icaraí, em Niterói - contou.

Terra investiu na linha diet e mostrou, na prática, o que foi exposto na palestra de legislação.

- Nosso produtos têm rótulos nutricionais para que os clientes saibam exatamente a composição dos doces, que já estão há 50 anos no mercado.

O evento teve apoio do Sebrae/RJ, da Prefeitura de São João da Barra, da Emater e do Governo do Estado do Rio. Participaram não apenas produtores da região Norte, mas de todo o estado. Também fizeram parte da mesa de abertura Osvaldo Barreto, secretário de Agricultura de São João da Barra, e Maria do Carmo Gomes Freitas, representante do projeto Microbacia do Rio Ururaí.


Fonte: Governo do Rio de Janeiro














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r