Bom dia!
19/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 07h06m

Política Agrícola > Sanidade Agropecuária

RS: Santa Cruz e Rosário no Suasa



Porto Alegre/RS

Depois de mais de um ano de tentativas e ajustes, Santa Cruz do Sul e Rosário do Sul conquistaram a habilitação para participar do Suasa. O reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção dos municípios com o federal foi publicado no Diário Oficial da União, em 30 de abril. Primeiro município habilitado, Crissiumal foi descadastrado por divergências em inspeções.

Em Santa Cruz do Sul há um frigorífico habilitado e outro que deverá ser avaliado no dia 29. "Os negócios ainda não melhoraram porque a homologação é muito recente, mas vai melhorar muito", afirmou o secretário de Agricultura do município, Ademir Santin. Segundo ele, a meta é inserir outras agroindústrias. Hoje, Santa Cruz tem 14 empresas inspecionadas.

Em Rosário do Sul, o clima é de cautela. No município, há um abatedouro de bovinos e ovinos habilitado. "Queremos firmar bem o frigorífico para depois partir para outros", salientou o prefeito Ney Padilha. A expectativa é que, até o começo do próximo ano, ao menos mais duas das quatro agroindústrias locais estejam inseridas.

O superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Francisco Signor, salienta que a habilitação de abatedouros não traz mudanças. "O interesse é a inclusão de fábricas de embutidos, para o beneficiamento dos produtos." Segundo ele, mais de 50 municípios gaúchos já tentaram aderir e foram barrados. "Tem sido um fracasso." Já a homologação do Estado aguarda o retorno de documentação enviada ao Mapa para corrigir eventuais inconformidades e seguir o processo.


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r