Boa tarde!
19/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 14h30m

Eventos > Outros

ES: Espírito Santo ganha mais uma unidade do Incaper



Santa Maria de Jetibá/ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), inaugura, amanhã (26), a sua 84° unidade de atendimento aos agricultores familiares do Estado. O novo escritório será no distrito de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, onde se concentra mais da metade da produção de morango do Estado. O objetivo é prestar, com mais eficiência, assistência técnica aos produtores rurais da comunidade e fortalecer a produção no local.

A inauguração será às 13 horas, durante a abertura da 1° Feira Estadual do Morango de Santa Maria de Jetibá, que é o município maior produtor da fruta do Estado. O evento acontece neste sábado (26), das 14 às 21 horas, e domingo (27), das 9 às 16h30, na Fazenda Gonçalves, na localidade de Garrafão. O evento contará com diversos estandes, painéis técnicos, oficinas e shows musicais, e a expectativa é que passem pelo evento mais de mil pessoas.

“Prestar assistência técnica a todos os agricultores familiares do Estado, propiciando o desenvolvimento da agricultura capixaba, é a principal missão do Incaper. A inauguração de mais uma unidade do Instituto tem como objetivo atender ainda melhor os produtores da região e acompanhar de maneira mais próxima os agricultores da comunidade de Garrafão”, afirma o diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Com cerca de 80 hectares de área plantada e aproximadamente 450 produtores, a região do distrito do Garrafão concentra a maior produção de morango do Estado. “O distrito fica a 50Km do escritório do Incaper situado na sede de Santa Maria de Jetibá. Por isso, a distância muitas vezes dificultava o acompanhamento dos agricultores. Uma unidade em Garrafão, com infraestrutura própria, irá facilitar muito o acesso dos produtores aos técnicos do Instituto”, afirma o engenheiro agrícola do Incaper de Santa Maria de Jetibá, Mario Cézar Ewald.

Unidade de processamento de frutas
Durante o evento também será inaugurada uma Unidade de Processamento de Frutas, que terá como objetivo desenvolver a agroindústria local. O principal foco será a produção de polpas de fruta para sucos, mas também haverá a possibilidade de confecção de outros produtos, como geleias e doces.

De acordo com o engenheiro agrícola do Incaper, Mario Ewald, a Unidade é uma forma de agregar valor à produção de frutas no município, transformando a matéria-prima em subproduto. “O processamento das frutas aumenta a rentabilidade da atividade, por proporcionar o melhor aproveitamento da produção, além de favorecer a comercialização”, afirma.

A Unidade é uma ação da Seag, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. O Incaper atuou por meio da elaboração do projeto junto à Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Garrafão.

Painéis Técnicos
Durante a 1° Feira do Morango, haverão painéis técnicos realizados pelo Incaper. O objetivo é transmitir técnicas modernas de produção da fruta para desenvolvimento da atividade na região. As palestras acontecem no sábado (26), das 14 às 17 horas, e terão como tema produção de mudas de qualidade e pós-colheita.


Fonte: Governo do Espírito Santo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r