Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 17h43m

Eventos > Exposição

RJ: Expo Itaguaí receberá 70 mil pessoas e mostrará UD de biofortificados



Itaguaí/RJ

Cerca de 70 mil pessoas participarão da XVII Expo Itaguaí, de 1 a 5 de julho. O Parque de Exposições abrigará estandes para mostrar iniciativas ligadas a reciclagem de materiais para construção civil, produção de energia limpa e projetos de aquicultura, agricultura e pecuária sustentáveis. Este ano, um dos destaques é a instalação da Unidade Demonstrativa de Cultivos Biofortificados, resultado da parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí.

Os cultivos são de variedades de arroz, milho, feijão, mandioca, batata-doce, abóbora e feijão caupi com maiores teores de ferro, zinco e betacaroteno (pró-vitamina A), micronutrientes importantes para combater a incidência de anemia, baixa resistência do organismo e problemas de visão.

Estes alimentos fazem parte do projeto BioFORT que usa o melhoramento genético convencional (cruzamento de plantas da mesma espécie) para obter variedades mais nutritivas. O trabalho é fruto da ação conjunta de 11 unidades da Embrapa (Agroindústria de Alimentos, Tabuleiros Costeiros, Arroz e Feijão, Cerrados, Semiárido, Soja, Trigo, Meio-Norte, Milho e Sorgo, Hortaliças, Mandioca e Fruticultura), universidades, prefeituras mais os programas HarvestPlus e AgroSalud.

A Unidade Demonstrativa (UD) de Itaguaí funcionará como suporte para dias de campo, seminários e cursos para produtores e técnicos; será parte da fonte de abastecimento de alimentos mais nutritivos para creches e escolas; e espaço para multiplicação de sementes, mudas e ramas para produtores. “Estamos dando todo o apoio para esse projeto”, afirmou o prefeito Carlo Busatto Junior.

No dia 5 de julho, serão realizados dois seminários sobre biofortificação: às 14h para educadores e merendeiras e às 16h para técnicos e produtores. “O objetivo é sensibilizar cada um desses públicos para a importância da adoção de alimentos de melhor qualidade nutricional”, explicou Marília Nutti, líder do projeto BioFORT. As vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone (21) 2688 1548 (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – Centro Didático e Produtivo).

“Temos 100 mil metros² para shows, concursos e exposições. A feira está cheia de novidades e atrativos para toda a família” afirmou Jailson Barboza Coelho, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A Expo Itaguaí fica na Estrada do Trapiche, sn, centro de Itaguaí. Informações: 21 2688 8633 ou 2688 1548.


Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r