Bom dia!
26/09
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 17h43m

Eventos > Outros

RS: açudagem e irrigação serão temas de tarde de campo em Passo Fundo



Passo Fundo/RS

Com o intuito de minimizar a redução significativa na produção leiteira em períodos de estiagem, muitos produtores estão aderindo ao sistema de irrigação para pastagens. Essa foi a atitude do produtor João Kurtz Amantino, que será o anfitrião da Tarde de Campo sobre Açudagem e Irrigação, no município de Passo Fundo, no dia 29 de junho. Essa ação é possível graças ao Programa Estadual de Irrigação (Pró-Irrigação/RS), coordenado pela Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água e executado pela Emater/RS-Ascar. O evento contará com a presença da presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo.

A Tarde de Campo, que terá início às 13h30, vai apresentar duas estações para as cerca de 350 pessoas esperadas. A primeira sobre Açudagem, onde os agrônomos da Emater/RS-Ascar, Ivan Guarienti e Mauro Morello, vão falar sobre os projetos de açudes realizado na região e sobre a forma de construção. A outra estação, sobre irrigação por malha, o agrônomo e o técnico da Emater/RS-Ascar, Adriano Nunes de Almeida de Luciano Bruch, respectivamente, vão explicar todo o funcionamento do sistema.

O evento faz parte da Frente Programática Irrigação e Usos Múltiplos da Água e é fundamental para dar visibilidade aos projetos e ações que vêm sendo realizados nessa área na região e no Estado. De acordo com o gerente regional, Oriberto Adami, na região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo foram realizados 878 projetos. Destes, 751 já foram contratados. Dos projetos contratados, 120 são de cisternas e 631 de açudes, sendo 90% destinados para irrigação de pastagens. “Só no município de Passo Fundo foram elaborados 36 projetos, estando 18 contratados e 18 em fase de contratação”, explica Adami.

Para o produtor, João Kurtz Amantino, com a construção do novo açude, somado a um projeto antigo, possibilitará irrigar 20 hectares de pastagens, por sistema de aspersão. Atualmente ele está irrigando 5% da área destinada à produção leiteira, mas, como o novo projeto, de 30 a 40% da área vão estar asseguradas nos períodos de estiagem. Hoje, são 150 animais e uma produção média de 23litros/vaca/dia.


SERVIÇO

O quê: Tarde de Campo sobre Açudagem e Irrigação
Quando: 29 de junho – terça-feira
Horário: 13h30
Onde: Propriedade de João Kurtz Amantino, na localidade Povinho Velho, na BR 285, próxima à Barragem da Corsan, em Passo Fundo
Contato: Esreg Passo Fundo – 54 3311-5066, com Oriberto Adami ou EM Passo Fundo – 54 3313-2207, com Ademir Trombetta.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r