Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 17h59m

Eventos > Fórum

SP: presença estratégica da Unica na Europa é estudo de caso em fórum internacional



São Paulo/SP

A experiência da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) com sua estratégia de engajamento pró-ativo junto a autoridades européias em Bruxelas, na Bélgica, foi apresentada pela Assessora Sênior da presidência para assuntos internacionais da Unica, Géraldine Kutas, durante o “Fórum Brasil-União Européia de Superação das Barreiras Técnicas: Melhor Agir que Reagir”, que aconteceu no dia 10 de junho em São Paulo. A entidade foi uma das pioneiras entre os diversos setores de atividade da economia brasileira a abrir um escritório na União Européia em abril de 2008.

“A presença permanente da Unica na UE nos permite acompanhar de perto a evolução das regulamentações e influenciá-las, assim como permite criar uma relação de confiança e respeito com os stakeholders europeus” afirmou Kutas, que conduziu a apresentação “O Caso do Etanol: Cooperação e Defesa de Interesses” durante o evento.

O objetivo do Fórum é estreitar os laços comerciais entre Brasil e UE por meio da cooperação internacional, tendo como desafio identificar possibilidades para que o empresariado brasileiro tenha condições de não só acessar o mercado europeu, mas também influenciar a produção de regulamentos, normas e padrões privados. Durante sua participação, Kutas apresentou as prioridades do trabalho da Unica na Europa e o cenário atual do setor, abordando também a importância dessas ações para a formulação das políticas regulatórias do bloco europeu.

“A presença na Europa e o engajamento proativo com os formuladores de políticas públicas não garante a adoção de legislações ou normas favoráveis ao Brasil. Porem é importante favorecer o diálogo e a cooperação para chegar a uma solução razoável. Se, apesar de tudo, a pró-atividade não der resultados satisfatórios, outros recursos existem e não devem ser descartados, como por exemplo os contenciosos perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), que no entanto, devem ser encarados como última alternativa,” concluiu Kutas.


Fonte: União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r