Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Sábado, 26 de junho de 2010 - 13h33m

Agronegócio > Cooperativismo

RS: Cooperativa Piá estuda produção na região Norte do Estado



Nova Petrópolis/RS

A Cooperativa Piá deu mais um passo na direção da instalação de sua nova unidade. A empresa encomendou à Universidade Regional Integrada (URI) um estudo de viabilidade econômica sobre a produção leiteira de 16 municípios da região norte do Estado. O objetivo, segundo o presidente da cooperativa, Vitor Grings, é mapear o setor e, a partir daí, orientar os criadores para ampliarem a produtividade do rebanho. "Acreditamos que o grande potencial de crescimento do setor está no norte do Estado", salienta. Ele explica que o trabalho deve começar a ser desenvolvido com pequenas cooperativas, oferecendo assistência para o desenvolvimento dos produtores familiares.

Os municípios desta região, que compõem os polos de Marau e Vila Flores, respondem atualmente por 29,66% da captação do leite processado pela cooperativa. O volume é superior aos 15,8% da produção recolhida na região de Nova Petrópolis, onde está sediada a Piá. Em 2009, a cooperativa recebeu dos produtores 174 milhões de litros de leite e pretende fechar este ano recolhendo o total de 197,3 milhões de litros de leite.

Grings divulgou as informações durante o Agroshow, evento que se encerra neste domingo, em Nova Petrópolis. Ontem, o dia foi de debate sobre os inventivos fiscais ao setor leiteiro. O presidente da Fetag, Elton Weber, destacou que a guerra fiscal ainda é o maior problema do setor. "Nos primeiros meses do ano, o Brasil importou grande quantidade de soro de leite, um subproduto. Essa atitude preocupa." Para o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, conceder o benefício não resolve a guerra fiscal com outros estados. Ele acredita que o debate precisa ser ampliado para atender às necessidades do setor.

Grasiela Duarte


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r