Boa noite!

Segunda-feira, 28 de junho de 2010 - 10h58m

Publicações > Livros

EUA: pesquisadores da Embrapa contam a história do arroz na América Latina

Estados Unidos

O arroz produzido no Brasil também tem história e agora está documentado. O livro Rice, origin, antiquity and history ( Arroz, origem, antiguidade e história ), lançado este mês em todo o mundo, pela editora Science Publisheres, da cidade de Enfield, do estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, é fiel à história desse cereal que está nas mesas de todo o planeta.

A obra, com 569 páginas em 16 capítulos, escritos por 31 pesquisadores de 14 países, descreve, em detalhes, a instrução do arroz no Brasil pelos portugueses no século XVI, passando pela expansão da cultura no País até os dias de hoje, figurando como um dos dez maiores produtores do mundo. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o líder na produção, seguido por Santa Catarina, Mato Grosso e Maranhão.

O capítulo que foca o Brasil tem como título History of Rice in Latin America ( A História do Arroz na América Latina ). Os autores são os pesquisadores da Embrapa José Almeida Pereira ( Embrapa Meio-Norte ) e Elcio Perpétuo Guimarães. Este, cedido pelo governo brasileiro, é o atual diretor do Centro Internacional de Agricultura Tropical, em Cali, na Colômbia.

Rice, origin, antiquity and history, foi editado pelo pesquisador indiano Shatonjiw Das Sharma, um dos maiores estudiosos de arroz no mundo. Ele é o principal cientista e líder da Divisão de Recursos Genéticos do Instituto Central de Pesquisa de Arroz da India.

Fonte: Embrapa