Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 08h57m

Agricultura > Tecnologia

RS: Fundação Pró-Sementes faz alerta a responsáveis técnicos



Instituição salienta a necessidade de duas vistorias obrigatórias em campos de produção, uma na floração e outra na pré-colheita.


Passo Fundo/RS

A Fundação Pró-Sementes, entidade responsável por um programa de Certificação de Sementes, alerta aos responsáveis técnicos pela produção de sementes de cereais de inverno, como trigo, triticale, cevada, aveia e outros, que são obrigatórias 2 (duas) vistorias nos campos de produção , sendo uma na época da floração e outra na pré-colheita. Considerando-se a dificuldade de avaliar a densidade de plantas após

o perfilhamento, recomenda-se que esta avaliação populacional seja executada na pós emergência . Segundo o engenheiro agrônomo da Fundação, Airton Lange, esta prática facilitará as avaliações futuras, nas denominadas subamostras , que deverão ser feitas em um número de seis para cada campo de produção, limitados a 50 hectares cada.

Ele explica que esta metodologia , encontra-se no Guia de Inspeção de Campos Para Produção de Sementes editado pelo Agiplan em 1974, de Gregg e outros, documento orientador que foi elaborado com a finalidade de auxiliar a padronização de métodos e técnicas de Inspeção de Campos de Sementes.

A Fundação Pró-Sementes, apesar de não ter envolvimento na produção de sementes de outras categorias , como a S1 e S2, uma vez que está credenciada para certificação de sementes , faz este alerta aos responsáveis técnicos.

O alerta, segundo Airton Lange, tem como finalidade contribuir com o sistema de produção de sementes. Ele também informa que a Fundação se dispõe a orientar aos técnicos que tiverem dificuldades nestas leituras a campo, já que conta com técnicos especializados nesta área.


Fonte: Fundação Pró-Sementes














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r