Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 14h35m

Eventos > Outros

Espanha: IICA renova parcerias



Espanha

O Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos, visitou a Espanha, de 21 a 25 de junho, com o propósito de expor aos organismos de cooperação, centros de pesquisa e universidades, os eixos de trabalho do IICA para os próximos quatro anos e promover novas alianças para a Representação Permanente do IICA na Espanha (OPE, sigla em espanhol).

Os eixos incluem competitividade, produção e mercados agrícolas; territórios e bem estar rural; recursos naturais e mudanças climáticas; e segurança alimentar.

Villalobos iniciou sua visita a Tenerife para participar, nos dias 21 e 22 de junho, do IX Encontro dos Institutos Nacionais de Pesquisa Agropecuária (INIA) da Iberoamérica. Durante o encontro, apresentou um painel com o tema a Nova Visão do IICA para o Período 2010-2014.

Víctor reuniu-se com Josep Monfort, Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agropecuária de Catalunha (IRTA) para definir os temas que tratará a renovação do acordo entre os Institutos. Para o próximo período, preveem avançar na cooperação técnica em transferência de tecnologia.

O acordo firmado entre o IICA e o Departamento de Agricultura da Catalunha, em 2003; ações conjuntas com o Departamento de Promoção e Inovação e a Competitividade das Empresas ACCIÓ; com a Agência Catalã de Cooperação Internacional e com o Departamento de Meio Ambiente da Catalunha foram pautas para os encontros em Tenerife.

Com a Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB), representada por seu Secretário Geral, Enrique Iglesias, o Diretor Geral do IICA assinou um Acordo de Cooperação que orientará as instituições no apoio de projetos de cooperação, como o programa Proterritorios. A parceria facilitará o destaque para a importância da agricultura e mudança climática nas reuniões ministeriais ibero-americanas e interamericanas que as instituições lideram.

A ministra de Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Espanha, Elena Espinosa, e os representantes do IICA na ocasião assinaram a renovação do acordo entre os organismos. O novo acordo incorpora duas novas áreas técnicas: Agricultura Orgânica e Promoção de Seguros Agrários; e garantirá ainda, a presença do IICA no país por 5 anos.

O Diretor Geral do IICA reuniu-se ainda, com autoridades da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID); da Entidade Estatal de Seguros Agrários (ENESA); da Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (REDR); e da Fundação ETEA para o Desenvolvimento.


Fonte: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r