Boa tarde!
17/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 14h32m

Eventos > Outros

RS: 36º Dia do Porco abordará o cenário do mercado da carne suína e dos cereais



Barra do Rio Azul/RS

Treze de agosto. Esta é uma das datas mais esperadas pelos suinocultores gaúchos. Neste dia, centenas de produtores estarão reunidos no município de Barra do Rio Azul, presentes em um dos eventos mais importantes do setor suinícola do Rio Grande do Sul.

Em sua 36ª edição, o Dia do Porco deste ano terá um palestrante ilustre. Para falar sobre o cenário do mercado da carne suína e dos cereais, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) convidou o Dr. Paulo Tabajara Chaves Costa falar sobre o tema. Com doutorado pela University of Florida, Costa tem extensa e produtiva carreira tanto acadêmica quanto profissional. Médico veterinário, também foi professor de nutrição de monogástricos na graduação e pós-graduação dos cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante 35 anos.

Além disto, Costa orientou 47 Teses de mestrado e 8 de doutorado no CPG-Zootecnia da Ufsm-Ufrgs-UFpel. Em sua carreira acadêmica, também atuou como Pró-Reitor de Pós-Graduação e de Pesquisas da Ufsm. Pela Embrapa, atuou como consultor e assessor científico do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves (Cnpsa) por vinte anos.

Profissionalmente, foi consultor/orientador técnico das agroindústrias Sadia, Agroeliane, Saic, Frangosul, Minuano, Frigorífico Prenda, Frigorífico Pamplona S.A. e Frigorífico Excelência. Entre outras atividades, Dr. Paulo Costa participou da formação profissional de 8.000 agrônomos, 5.000 veterinários e 2.000 zootecnistas.

“Minha expectativa em participar do 36º Dia do Porco é grande e estou muito imbuído em tentar motivar um grupo de produtores, tenazes batalhadores de um segmento tão desrespeitado, a continuarem crendo em si, nos seus e na bioresposta da espécie suína”, afirma Costa.

Ações para o agronegócio do RS e Prêmio Amigo da Suinocultura Gaúcha

Um dos pontos mais marcantes do evento será a divulgação dos agraciados com o Prêmio Amigo da Suinocultura Gaúcha, que valoriza aqueles que atuam, no âmbito da política e da comunicação, em favor dos suinocultores gaúchos.

A programação também prevê a presença dos candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, os quais apresentarão suas propostas de ações para o agronegócio no Estado.

Empresas interessadas em apoiar o evento ou realizar alguma espécie de divulgação durante o mesmo podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACSURS, através do telefone (51) 3712 1014, ou pelo e-mail imprensa@acsurs.com.br, e falar com Saulo.

O 36º Dia do Porco é uma realização da Acsurs, Prefeitura Municipal de Barra do Rio Azul, Emater/RS-Ascar e Núcleo de Suinocultores de Barra do Rio Azul, e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do RS (Seappa), Superintendência Federal de Agricultura no RS e Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Rio Azul.

Sobre a Acsurs

A suinocultura tem sido um importante segmento econômico do Estado, sendo uma alternativa para o pequeno e médio produtor rural. Através do uso de inseminação artificial, a ACSURS disponibiliza ao produtor sêmen de reprodutores suínos de alto padrão genético, trazendo melhoria na sua produção, com melhor produtividade e, com isto, mais ganho. Além disso, a atuação da entidade se destaca por ser a porta-voz dos produtores, principalmente nos momentos difíceis.

A entidade também busca criar oportunidades para que os suinocultores gaúchos alcancem um maior desenvolvimento econômico, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural, de modo a propiciar-lhes aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e a melhoria da renda.

Atualmente, a Acsurs possui um total de 6.400 associados, diretos e indiretos. Com 18 núcleos localizados no interior do Rio Grande do Sul, nas principais regiões produtoras, a entidade mantém ligação direta com os suinocultores, sempre atenta às suas reivindicações e promovendo o setor e, principalmente, o que ele oferece de melhor para a sociedade: a saborosa e nutritiva carne suína, a proteína animal mais consumida no globo terrestre.


Fonte: Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r