Boa tarde!
14/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 14h36m

Eventos > Seminário

RS: seminário aborda rumos da bacia leiteira em Sant’Ana do Livramento



Santana do Livramento/RS

Na quinta-feira (24), a Embrapa Pecuária Sul marcou presença no 2º Seminário Rumos da Bacia Leiteira, realizado em Sant’Ana do Livramento (RS) pela prefeitura local, Emater, Unipampa e outras instituições parceiras. O evento apresentou tendências, projetos e o manejo sustentável da produção leiteira, tendo como pano de fundo o Arranjo Produtivo Local (APL) do Leite no município. O chefe-adjunto de Administração, Ricardo Cohen, representou a unidade de pesquisa.

Durante o Seminário, foi apresentado o andamento do projeto de apoio à cadeia produtiva do leite e do APL do Leite, que tem a parceria da Embrapa Pecuária Sul e da Emater. A iniciativa tem como objetivo possibilitar o fortalecimento dos diversos segmentos produtivos do complexo agroinduistrial do leite em bases competitivas, integradas e modernas. Uma das metas é a implantação de unidades demonstrativas no Campo de Cooperação Municipal de Sant’Ana do Livramento, que está sendo concretizada com a cessão em comodato, pela Embrapa Pecuária Sul, de 20 vacas da raça Holandês.

Sant’Ana do Livramento conta com mais de 500 produtores leite e, segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e gestor do projeto, Alex Fabiano, a maioria tem menos de cinco anos na atividade leiteira. “Por meio dessa parceria com a Embrapa, vamos proporcionar aos produtores o acesso a informações e tecnologias, desenvolvendo o setor”, disse.

A cessão dos animais está alinhada com o projeto de pesquisa liderado pela pesquisadora Renata Suñé – “Sistemas Pastoris de produção de Leite: avaliação da adequação dos biótipos a sistemas com diferentes graus de intensificação”, que propõe não apenas a avaliação de sistemas em condições controladas com diferentes biotipos frente a níveis alimentares distintos, como também identificar dentre esses biótipos em situações de propriedades quais os mais adaptados aos sistemas pastoris mais ou menos intensivos.

Ainda dentro da parceria, a pesquisadora participou de um curso de capacitação para 20 produtores, promovido pela Emater. “Isso foi importante, pois a tecnologia abordada por ela é totalmente aplicável ao município. Com os animais que chegaram, poderemos iniciar o trabalho experimental de produção de leite. Teremos como mostrar a prática aos produtores, e não somente a parte teórica”, destacou Lisiane Schlick, técnica da Emater.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r