Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 16h25m

Eventos > Outros

PA: Portel realiza o seu I Festival Sobre o Cultivo da Mandioca



Portel/PA

Maior produtor de mandioca do Marajó, com 40 mil hectares plantados por cerca de 25 mil agricultores familiares, Portel realizará, de 1 a 3 de julho, seu I Festival sobre o cultivo. O evento é uma parceria do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a prefeitura do município. Estão sendo esperados mais de 15 mil visitantes - tanto de Portel, quanto dos municípios vizinhos.

A programação inclui um Dia de Campo, exposição e venda de produtos derivados da mandioca (como comidas típicas), distribuição de mudas e shows noturnos. O Festival será realizado em três pontos distintos do município, simultaneamente.

Na rua Presidente Vargas, em frente à sede da prefeitura, a partir das 18h, Emater e Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) dividirão um estande, onde apresentarão seu trabalho e distribuirão 300 mil mudas de açaí BRS-Pa. Ali também, 30 agricultores familiares assistidos pela Empresa venderão produtos à base de mandioca (inclusive quitutes), além de outros exemplares da atividade agrícola, como artesanato a partir de madeira.

Já na orla da Baía de Portel, bandas musicais se apresentarão em todas as noites do Festival.

Quanto ao Dia de Campo, a prática, orientada pela Emater, acontecerá na sexta-feira (2), a partir das 8h, com visita de cerca de 60 agricultores ao viveiro de mudas da prefeitura, onde estão plantados mais de dez mil pés de dez variedades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O viveiro fica localizado no km 4 da estrada Portel-Tucuruí.

As variedades apresentam produtividade e precocidade diferenciadas em relação à planta tradicional. Se cultivados com o espaçamento correto, os pés das variedades podem render até o dobro do que os das comuns (das quais, em geral, se tiram dois quilos de mandioca) e ter colheita adiantada em até nove meses.

Alternativas
"Os produtores têm que conhecer alternativas para melhorar a produção, e um dos compromissos da Emater é justamente essa transferência de tecnologia - não só dando mudas, digamos, mas capacitando. No viveiro municipal, estamos planejando a composição de mais de 100 mil mudas das variedades de mandioca, que serão doadas aos produtores", diz o chefe do escritório local da Emater Manoel Azevedo.

Praticamente todos os pequenos agricultores de Portel trabalham com mandioca, sobretudo para a subsistência. A safra mensal é de aproximadamente 100 toneladas. Muitos desses produtores, a partir de casas de farinha artesanais (segundo estimativa da Emater, essas são mais de 10 mil), também beneficiam a colheita.

"A grande vantagem da mandioca para a agricultura familiar é o fato de a cultura não ter entressafra: colhida o ano inteiro, serve como alimento para as famílias e como fonte regular de renda", explica a socióloga da Emater, Patrícia Messias.

Inclusive, moradores da Comunidade de Boa Vista, às margens do rio acutipereira, foram os primeiros agricultores familiares de Portel a assinar, sob o intermédio da Emater, contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para fornecer 60 toneladas de farinha de mandioca para 13 abrigos sociais e escolas do município. O contrato foi assinado no fim de março deste ano por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Um dos principais desafios, de acordo com os técnicos da Emater, ainda é a adequação ambiental. A maior parte das roças é "de toco" (com desmatamento e queima). "A introdução de tecnologias, como novas variedades mais produtivas e mecanização, certamente ajudará no processo de regularização ecológica. É a modernização, também no sentido social, da cadeia produtiva", afirma o técnico agrícola da Emater Jocimar Mendonça.


Fonte: Governo do Pará














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r