Boa noite!
16/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 17h20m

Eventos > Reunião

BA: distrito de irrigação de Ponto Novo terá estação agrometeorológica



Salvador/BA

O Distrito de irrigação de Ponto Novo terá uma estação agrometeorológica para monitorar sua atividade. Este foi o compromisso assumido ontem (28) pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) com a cooperativa e associação de agricultores familiares do distrito, durante reunião com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

“A estação agrometeorológica é um equipamento fundamental para a agricultura”, disse o secretário, afirmando que vai prever no orçamento do próximo ano a instalação do equipamento, não só em Ponto Novo, mas também em todos os distritos de irrigação, sob a responsabilidade da Superintendência de Irrigação da Seagri.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Ponto Novo, Jenóbio José, o gerente-executivo do distrito, Sandro Pulito, o presidente do conselho do distrito, Renato Gonçalves, e vários conselheiros da entidade.

As estações agrometeorológicas têm por finalidade monitorar as condições que permitem quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor.

A reunião visou discutir medidas para dinamizar a produção do distrito de irrigação e encontrar soluções para as demandas dos agricultores. “Estamos finalizando as providências para concluir a regularização ambiental da área”, observou Salles, explicando que o objetivo comum é que o distrito se desenvolva e alcance a sustentabilidade, “passando a ter gestão própria, sem a gerência do Estado”.

Entre as medidas que serão executadas a curto prazo, destaque para a reciclagem dos técnicos que prestam assistência aos produtores e o treinamento e a capacitação dos agricultores.

Outro resultado da reunião foi a marcação de uma visita do secretário ao distrito, em data a ser combinada também com a Embasa e o Ingá, para a realização de uma conversação sobre a possibilidade de utilização de água da Barragem de Itapicuru, que alimenta o distrito, para o consumo humano em Senhor do Bonfim.


Fonte: Governo da Bahia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r