Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 17h30m

Eventos > Seminário

DF: seminário internacional vai discutir inovação em arranjos produtivos



Brasília/DF

Nesta quarta (30) e na quinta-feira, 1º de julho, será realizado em Brasília (DF) o Seminário Internacional Brasil-União Européia: Inovação em Arranjos Produtivos Locais (APL), na sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no auditório José Irineu Cabral. O evento é promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento da Produção e de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a União Européia, com o apoio institucional dos Ministérios da Integração, do Planejamento e da Embrapa.

O seminário tem como objetivo principal promover, com base no intercâmbio e cooperação com a União Européia, o desenvolvimento regional brasileiro, por meio da introdução e fortalecimento de processos de inovação em APL. A proposta é também debater, consolidar e disseminar os resultados da Missão Técnica à União Européia, realizada de 1º a 15 de maio de 2010, com foco nos temas Inovação e Governança em APL. Participarão do evento especialistas europeus e brasileiros.

Pretende-se ainda definir as linhas de ação das instituições que integram o Grupo de Trabalho Permanente sobre APL (GTP-APL), para que haja maior competitividade dos empreendimentos organizados em arranjos produtivos e para promover maior dinamismo econômico em áreas estagnadas do País.

O evento é voltado para um público-alvo formado por empresários, representantes governamentais, gestores técnicos, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APL, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e parlamentares, com atuação no tema inovação. A expectativa é contar com um número aproximado de 200 participantes.

Painéis
Oito painéis irão compor a programação do seminário, sendo que cada um deles contará com exposições de um especialista europeu em uma área específica e um especialista brasileiro, da mesma área de atuação. Ao final, o público poderá participar com um debate sobre os temas.

Os palestrantes vão abordar os seus temas de acordo com quatro eixos temáticos: investimento e financiamento; governança e cooperação; formação e capacitação; e acesso ao mercado nacional e internacional.

Visitas técnicas
Ao final do evento, os especialistas europeus vão realizar visitas de apoio aos APL brasileiros, com o acompanhamento de representantes dos Núcleos Estaduais e de instituições do GTP-APL. Depois das visitas, será produzido um relatório, contendo diagnóstico dos APL, bem como oportunidades e desafios para a cooperação com a União Européia.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r