Bom dia!
18/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 17h59m

Eventos > Outros

MG: começam as disputas na pista da Megaleite 2010



Uberaba/MG

Com quase dois mil animais inscritos, a Megaleite 2010 iniciou hoje (29) as disputas na pista de julgamento do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A primeira raça a entrar na pista foi a Gir Leiteiro, que terá 630 exemplares julgados até o próximo domingo. Amanhã será a vez da Girolando estrear suas disputas com 704 animais. Os nomes dos integrantes das comissões julgadoras de cada categoria da raça Girolando foram definidos ontem por meio de sorteio. A lista completa dos jurados está disponível no site da associação (www.girolando.com.br).

No sábado, ocorrerá o julgamento do Holandês. Outras raças expostas na feira são Indubrasil, que está estrando na Megaleite, Sindi e búfalos. A mostra vai até o dia 5 de julho.

Para as fêmeas das raças Girolando e Gir Leiteira inscritas para o Concurso Leiteiro, as disputas começaram na tarde de ontem, com a realização de duas ordenhas. Participam 36 Girolando e 88 Gir Leiteiro. Hoje, às 22h, acontece a primeira ordenha das 18 fêmeas da raça Guzerá. Todas as fêmeas passarão por nove ordenhas, além de uma de esgota. As que apresentaram as maiores produções de leite serão as grandes campeãs de cada raça.

O terceiro dia da Megaleite 2010 ainda teve o lançamento do 6º Grupo de Touros do Teste de Progênie. O Teste de Progênie permite conhecer o valor genético dos reprodutores para produção de leite através da avaliação das filhas desses animais. O objetivo é identificar os indivíduos capazes de transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho. As avaliações são feitas pela Embrapa Gado de Leite.

Giroleite e cursos
Três mil crianças do Ensino Fundamental da cidade de Uberaba (MG) estão conhecendo como funciona todo o processo de produção do leite. Os alunos participam hoje e amanhã do projeto Giroleite, que faz parte da programação da Megaleite 2010.

A programação do Giroleite inclui peça teatral e excursão cultural temática por cenários didáticos montados no Parque Fernando Costa. Sob a orientação de universitários do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba, as crianças estão conhecendo como funciona a cadeia produtiva leiteira, desde um bezerrinho recém-nascido, ordenha manual e mecânica, nutrição animal, genética, insumos, saúde animal, raças leiteiras e a importância de se preservar o meio ambiente.

O projeto é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pelo Museu do Zebu em parceria com a Universidade de Uberaba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFET), Secretaria Municipal da Educação e Cultura, 39ª Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e ABCZ.

Para cerca de 35 idosos, a terça-feira foi a oportunidade de capacitação. Na Unidade de Atenção ao Idoso, da Prefeitura de Uberaba, eles participaram na tarde de hoje do curso teórico-prático “Tecnologia de Fabricação de Queijo Minas Padrão”, ministrado pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (Ifet), Marlene Jeronimo. O evento tem a parceria do Museu do Zebu.

A Megaleite 2010, iniciada no dia 27 de junho, vai até o dia 5 de julho e terá em sua programação julgamento de animais, concurso leiteiro, leilões, debates, exposições culturais, entre outros eventos.


Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Girolando














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r